Início do conteúdo

Todas as Publicações

Placas Braille

CTA adapta ferramenta para confecção de modelos 3D de placas Braille

Notícias - 11 de junho de 2019

A equipe do CTA está trabalhando na adaptação de ferramenta que gera modelos 3D para impressão de placas de sinalização em Braille, partindo do projeto original alemão Text2Braille3d, o qual foi traduzido para o português pelo POALab, que possui sua própria adaptação do projeto. Na adaptação realizada pelo CTA foram incluídos parâmetros de acordo com a NBR 9050 – Acessibilidade…

ícone da Apple contendo um texto escrito Baixa visão

Dicas para configurar o Mac OS para usuários com baixa visão

Dicas - 10 de junho de 2019

Como mencionado na postagem Como configurar o Windows para usuários com baixa visão, ao acessarem o computador, pessoas com baixa visão geralmente necessitam de algumas adaptações ou recursos para que o sistema se torne mais acessível, como por exemplo, a ampliação da fonte, ampliação dos ícones, ampliação do ponteiro do mouse, alteração do contraste, dentre outros. Os sistemas operacionais, por…

Capa do Livro Reflexões sobre o Currículo Inclusivo

Reflexões sobre o Currículo Inclusivo

Nossos livros - 26 de maio de 2019

Esse livro, organizado por Andréa Poletto Sonza, Bruna Poletto Salton e Anderson Dall’Agnol, aborda conceitos relevantes vinculados às adaptações curriculares, retratando algumas das importantes ações realizadas em prol de um currículo verdadeiramente inclusivo. O objetivo dessas linhas é brindar o leitor, não apenas com conceitos, mas com exemplos práticos voltados a estratégias e caminhos que estão sendo trilhados nesse sentido, através…

Logo da ANEI Brasil.

IFRS receberá o prêmio da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos

Notícias - 17 de maio de 2019

O Centro de Referência para Aquisição, Uso e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CRTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi indicado para receber o Prêmio da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos – Anei Brasil da Inclusão 2019 – Categoria Instituição Inclusiva, por seu trabalho em prol da inclusão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.…

Configurações de acessibilidade para leitores de tela no Adobe Acrobat Reader DC

Dicas - 10 de maio de 2019

Os arquivos em PDF (Portable Document Format) já foram considerados os vilões da acessibilidade digital, pois por muito tempo apresentaram barreiras que dificultavam e impediam o acesso de pessoas com deficiência visual que fazem uso de leitores de tela as informações disponibilizadas neste formato. Atualmente os arquivos em PDF podem ser bastante acessíveis, e sua acessibilidade depende basicamente de dois…

Equipe do CTA, PROPPI e UFCSPA

Equipe do CTA visita a UFCSPA

Notícias - 3 de maio de 2019

No dia 30 de abril, integrantes da equipe do CTA, juntamente com membros da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) realizaram uma visita guiada à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A visita teve como objetivo dar continuidade às tratativas anteriormente iniciadas durante a visita da equipe da UFCSPA ao Centro Tecnológico de Acessibilidade do…

Logo do CTA com a palavra Serviços

CTA lança formulários para solicitação de serviços à comunidade do IFRS

Notícias - 3 de maio de 2019

O CTA oferece diversos serviços relacionados à acessibilidade digital e tecnologia assistiva para a Reitoria e Campi do IFRS. Com o objetivo de facilitar a solicitação dos serviços e sistematizar o trabalho realizado, foi adicionado no site do CTA, no Menu Institucional, opção Serviços, links de formulários para formalização das demandas. Ao entrar na página basta escolher o link do…

Integrantes da equipe da UFCSPA e do CTA do IFRS

Equipe da UFCSPA visita o CTA

Notícias - 16 de abril de 2019

No dia 15 de abril, as professoras Ana Beatriz Gorini da Veiga (Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT), Gisele Orlandi Introíni (responsável pelo espaço Maker ou laboratório de fabricação digital) e Aline de Souza Pagnussat (docente do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) estiveram visitando o…

Equipe do CTA e do NAPNE Campus Caxias do Sul em frente ao CTA

Equipe do NAPNE do Campus Caxias do Sul realiza visita ao CTA

Notícias - 2 de abril de 2019

Contextualizando… Os NAPNEs – Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRS tem sua atuação regulamentada pela Resolução IFRS nº 20 de 25 de Fevereiro de 2014 e, conforme esse documento, o NAPNE é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na Instituição. Atualmente, todos os 12 campi já implantados no IFRS possuem NAPNEs…

Logo do VLibras e Google Chrome

Conheça o VLibras e aprenda como utilizá-lo no Google Chrome

Dicas - 29 de março de 2019

O que é o VLibras? Desenvolvido em uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é uma Suíte que abrange um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo)…

Imagem de um dedo tocando na tela de um smartphone

Descubra como os cegos utilizam smartphones e tablets

Dicas - 22 de março de 2019

Os smarthpones e tablets se tornaram ferramentas indispensáveis para facilitar a vida de todos. Qualquer tarefa, seja ela navegar na internet, realizar uma compra, efetuar uma transação bancária e muitas outras estão disponíveis na tela do dispositivo ao alcance de alguns toques. Mas, nem sempre a tela pode ser visualizada pelo usuário, como no caso de usuários cegos que não…

Materiais de divulgação do CTA e acionadores em uma mesa.

Ações do CTA para o início do ano letivo 2019

Notícias - 25 de fevereiro de 2019

Contextualizando… A partir da Política de Ações Afirmativas do IFRS, aprovada pela Resolução IFRS nº 22 de fevereiro de 2014, fica estabelecido que 5% das vagas do processo seletivo de ingresso discente serão reservadas para pessoas com deficiência. Além disso, a Resolução IFRS nº 30 de 28 de abril de 2015 estabelece que em todos os cursos de pós-graduação do…

Fim do conteúdo