Início do conteúdo

Sobre


O Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRS, tem como objetivo propor, orientar e executar ações para a promoção da acessibilidade no IFRS nas suas dimensões: arquitetônica, instrumental, comunicacional, programática, metodológica e atitudinal. A abrangência de atuação do CTA se dá, prioritariamente, no âmbito do IFRS, podendo estender-se à comunidade externa, por meio de projetos, convênios e parcerias com outras instituições.

A atuação do CTA é bastante abrangente, mas o principal objetivo do setor é atender a demanda institucional relacionada à acessibilidade digital e à tecnologia assistiva (TA):

  • Acessibilidade digital: inclui testes de acessibilidade em sites, sistemas ou documento digitais; adaptação de editais e provas dos processos seletivos; orientação quanto à confecção de artefatos digitais acessíveis; e capacitação na área.
  • Tecnologia assistiva: inclui avaliação do estudante com deficiência quanto à necessidade de recurso de TA; realização de testes de uso de recursos de TA com o estudante; acompanhamento do uso de recurso de TA pelo estudante; orientação quanto à aquisição de recurso de TA; realização de adaptação em recursos existente; confecção de recursos de TA de baixo custo; e capacitação na área.

Para saber mais sobre e/ou solicitar os serviços do CTA, acesse a página Serviços.

Documentos norteadores

Nosso laboratório

Em alguns casos, os recursos aos quais se tem acesso não atendem as necessidades do estudante com deficiência, sendo necessário criar, desenvolver ou adaptar um produto. Em algumas situações a instituição não dispõe do recurso financeiro para aquisição de tal recurso e que temos a capacidade de confeccionar. Dessa forma contamos com um laboratório equipado com impressoras 3D, CNC router, CNC laser, fresadora ferramenteira, ferramentas manuais e elétricas, torno de bancada, entre outros. Além da oficina também dispomos de um laboratório de eletrônica, espaço multiuso para cocriações e reuniões, e espaço com equipamentos para pintura e serigrafia.
Laboratório de tecnologia assistiva do CTA
3 impressoras 3D

Premiações

2014 – Prêmio Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (3ª edição):
  • 1º lugar Categoria Pessoas/Instituições – Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS.
  • 1º lugar Categoria Projetos Web/Governamentais – Cursos eMAG.
  • 3º lugar Categoria Aplicativos e Tecnologia Assistiva: CMS Suindara.
  • 3º lugar Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web – Cursos eMAG.
Bruna Salton e Lael Nervis com os troféus recebidos em frente ao palco do evento Todos na Web 2014

2013 – Prêmio Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (2ª edição):

  • 1º lugar Categoria Tecnologia Assistiva – Mouse acessível.
  • 2º lugar Categoria Projetos Web/Institucionais – Site modelo de acessibilidade virtual.
Lael Nervis recebendo o troféu do prêmio todos na web 2013

2012 – Prêmio Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (1ª edição):

  • 2º lugar Categoria Projetos Web/Serviços e e-commerce – Site Acessibilidade Virtual – informação ao alcance de todos.

Lael Nervis recebendo o troféu do prêmio todos na web 2012


Fim do conteúdo