Início do conteúdo

Equipe do NAPNE do Campus Caxias do Sul realiza visita ao CTA


Equipe do CTA e do NAPNE Campus Caxias do Sul em frente ao CTA

Contextualizando…

Os NAPNEs – Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRS tem sua atuação regulamentada pela Resolução IFRS nº 20 de 25 de Fevereiro de 2014 e, conforme esse documento, o NAPNE é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na Instituição.

Atualmente, todos os 12 campi já implantados no IFRS possuem NAPNEs e os 05 campi em implantação e a Reitoria possuem NAAfs – Núcleos de Ações Afirmativas que incorporam diversas ações relacionadas à diversidade, inclusive o atendimento de alunos e servidores com necessidades educacionais específicas.

A visita do NAPNE Campus Caxias do Sul

No tarde de sexta-feira, 29 de março, às servidoras Clarissa Haas (docente de pedagogia e coordenadora do NAPNE), Tatiele Bolson Moro (Técnica em Tecnologia da Informação) e Amanda Souza Santos (Técnica em Assuntos Educacionais) que compõem a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Caxias do Sul estiveram no CTA para a realização de uma reunião seguida de uma visita guiada às instalações do setor.

A visita das servidoras foi realizada com o propósito de conhecer o trabalho realizado pelo CTA, conversar sobre as possibilidades de confecção, escolha e uso de recursos de tecnologia assistiva por alunos com deficiência inclusos no Campus, como também buscar parcerias para o desenvolvimento de capacitações na área da inclusão e no desenvolvimento de artefatos digitais com melhores níveis de acessibilidade.

A visita teve início com uma breve reunião onde primeiramente a Assessora de Ações Inclusivas, Afirmativas e Diversidade, professora Andréa Poletto Sonza e os membros da equipe do CTA apresentaram as áreas de atuação do Centro e alguns trabalhos já realizados. Em seguida as servidoras expuseram um breve histórico sobre a trajetória e atuação do NAPNE do Campus Caxias do Sul e relataram alguns casos de inclusão, apresentando algumas de suas necessidades.

Em seguida, ocorreu uma visitação guiada nas instalações do CTA, na qual as visitantes puderam conhecer in loco o trabalho realizado no laboratório de confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo,

As atividades foram encerradas com a visita das servidoras ao NAPNE do Campus Bento Gonçalves para conhecer o funcionamento do setor, o trabalho realizado e alguns dos desafios enfrentados durante o cotidiano do setor na instituição.

O principal encaminhamento da visita foi a criação de uma relação de proximidade entre o CTA e o NAPNE do Campus Caxias, com o objetivo de pensarmos juntos em soluções de acessibilidade e tecnologia assistiva para os alunos que delas necessitam.

 

Fim do conteúdo