Início do conteúdo

CTA adapta ferramenta para confecção de modelos 3D de placas Braille


Placas Braille

A equipe do CTA está trabalhando na adaptação de ferramenta que gera modelos 3D para impressão de placas de sinalização em Braille, partindo do projeto original alemão Text2Braille3d, o qual foi traduzido para o português pelo POALab, que possui sua própria adaptação do projeto.

Na adaptação realizada pelo CTA foram incluídos parâmetros de acordo com a NBR 9050 – Acessibilidade a edifcações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, de 2015, mais especificamente o capítulo 5, que trata sobre Informação e Sinalização.

A ferramenta adaptada pelo CTA Text2Braille3d gera um modelo em Braille do texto inserido para ser confeccionado em impressora 3D.

Interface da ferramenta contendo o campo para inserir o texto, os parâmetros para impressão da placa e a área onde a placa é gerada

Interface do software Text2Braille3d adaptado pelo CTA

Com o arquivo .slt gerado pela ferramenta, é possível prepará-lo para impressão utilizando o slicer ou fatiador (software específico da impressora 3D).

4 placas posicionadas com o braille para a parte externa

Placas posicionadas no slicer para impressão

As 4 placas sendo impressas

Placas sendo impressas na impressora 3D

O resultado serão placas de sinalização em Braille que deverão ser instaladas na parede adjacente à porta ou no batente, abaixo da informação visual, conforme a NBR 9050.

Placa Braille

Placa Braille confeccionada na impressora 3D

Para maiores informações, acesse o tutorial para confecção de placas Braille feito pelo CTA, utilizando a ferramenta Text2Braille3d.

Fim do conteúdo