Tutorial do aplicativo para transmissão de áudio Walkietooth

aplicativo walkietooth

Alunos com deficiência auditiva ou com dificuldade de concentração, como os que têm TDAH, por exemplo, podem beneficiar-se do uso de recursos de transmissão de áudio em sala de aula. A ideia é que o que está sendo dito pelo professor seja transmitido diretamente ao aluno, que estará usando um fone de ouvido. Assim, haverá menos interferência do ambiente externo, menor quantidade de ruídos e sons que podem confundir ou distrair o aluno.

Um aplicativo gratuito e com bom desempenho nesse sentido é o Walkietooth, para Android. Para utilizar o aplicativo, tanto o professor quanto o aluno deverão possuir um dispositivo com Android.

Para uma melhor qualidade de áudio, recomendamos que o professor utilize um microfone de lapela. Em nossos testes, utilizamos um modelo com conector P3, que pode ser conectado diretamente no celular, como o da imagem a seguir.

imagem mostrando o microfone de lapela com o conector do tipo P3

Para microfones que não tenham esse conector, será necessário utilizar um adaptador P3 para 2 P2.

Ao iniciar o aplicativo, teremos as opções de transmissão de áudio, transmissão de vídeo, configurações e o ícone para informações e tutorial completo do aplicativo.

interface inicial do aplicativo contendo 4 ícones: transmitir áudio, transmitir vídeo, configurações e informações

Primeiramente, sugerimos entrar no item de configurações para ativar o filtro de voz e alterar a frequência de amostragem. Em nossos testes, obtivemos uma melhor qualidade de som ativando o filtro de voz e configurando a frequência de amostragem para 48000Hz.

tela de configurações mostrando o filtro de voz ativado e a frequência de 48000 Hertz selecionada

A seguir, no dispositivo que vai transmitir o áudio, escolha a opção para transmitir somente áudio (ícone do microfone).

Tela inicial com o ícone do microfone marcado

Na janela seguinte, escolha de que maneira você deseja se conectar ao outro dispositivo (o que irá receber o áudio). Testamos as opções de bluetooth e wifi direct, ambas com bom funcionamento.

tela mostrando as opções de conexão com o outro dispositivo

Após selecionarmos a opção, o aplicativo irá buscar outros dispositivos que tenham o aplicativo instalado.

Tela mostrando um dispositivo encontrado

Escolha o dispositivo a qual quer se conectar. O aplicativo irá enviar uma solicitação, que deverá ser aceita pelo receptor.

Tela mostrando uma mensagem de pedido de conexão

Com a conexão realizada, o professor deverá posicionar o microfone de lapela próximo à boca e o aluno deverá colocar o fone de ouvido ligado ao celular. Recomendamos que o aluno utilize um fone de ouvido do tipo supra auricular. Para começar a transmitir o áudio, basta clicar no ícone do microfone.

Duas telas, uma mostrando o ícone do microfone desativado e a outra mostrando o mesmo ícone ativado

Assim, a ideia é que tudo o que for falado pelo professor seja transmitido pelo aplicativo para o aluno.

Observação

Para alunos com deficiência auditiva usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou implante coclear (IC), pode ser utilizado o Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM). Esse recurso capta a voz do interlocutor através de um microfone conectado a um transmissor e envia o sinal (através de ondas de rádio) para um receptor conectado ao AASI ou IC do usuário, sem necessidade de fios. O Sistema FM está disponível pelo SUS para estudantes com deficiência auditiva de 5 a 17 anos, usuários de AASI ou IC, pela Portaria nº 1.274/GM/MS do Ministério da Saúde, de 2013.