Início do conteúdo

Tutorial do aplicativo para transmissão de áudio Walkietooth


aplicativo walkietooth

Alunos com deficiência auditiva ou com dificuldade de concentração, como os que têm TDAH, por exemplo, podem beneficiar-se do uso de recursos de transmissão de áudio em sala de aula. A ideia é que o que está sendo dito pelo professor seja transmitido diretamente ao aluno, que estará usando um fone de ouvido. Assim, haverá menos interferência do ambiente externo, menor quantidade de ruídos e sons que podem confundir ou distrair o aluno.

Um aplicativo gratuito e com bom desempenho nesse sentido é o Walkietooth, para Android. Para utilizar o aplicativo, tanto o professor quanto o aluno deverão possuir um dispositivo com Android.

Para uma melhor qualidade de áudio, recomendamos que o professor utilize um microfone de lapela. Em nossos testes, utilizamos um modelo com conector P3, que pode ser conectado diretamente no celular, como o da imagem a seguir.

imagem mostrando o microfone de lapela com o conector do tipo P3

Para microfones que não tenham esse conector, será necessário utilizar um adaptador P3 para 2 P2.

Ao iniciar o aplicativo, teremos as opções de transmissão de áudio, transmissão de vídeo, configurações e o ícone para informações e tutorial completo do aplicativo.

interface inicial do aplicativo contendo 4 ícones: transmitir áudio, transmitir vídeo, configurações e informações

Primeiramente, sugerimos entrar no item de configurações para ativar o filtro de voz e alterar a frequência de amostragem. Em nossos testes, obtivemos uma melhor qualidade de som ativando o filtro de voz e configurando a frequência de amostragem para 48000Hz.

tela de configurações mostrando o filtro de voz ativado e a frequência de 48000 Hertz selecionada

A seguir, no dispositivo que vai transmitir o áudio, escolha a opção para transmitir somente áudio (ícone do microfone).

Tela inicial com o ícone do microfone marcado

Na janela seguinte, escolha de que maneira você deseja se conectar ao outro dispositivo (o que irá receber o áudio). Testamos as opções de bluetooth e wifi direct, ambas com bom funcionamento.

tela mostrando as opções de conexão com o outro dispositivo

Após selecionarmos a opção, o aplicativo irá buscar outros dispositivos que tenham o aplicativo instalado.

Tela mostrando um dispositivo encontrado

Escolha o dispositivo a qual quer se conectar. O aplicativo irá enviar uma solicitação, que deverá ser aceita pelo receptor.

Tela mostrando uma mensagem de pedido de conexão

Com a conexão realizada, o professor deverá posicionar o microfone de lapela próximo à boca e o aluno deverá colocar o fone de ouvido ligado ao celular. Recomendamos que o aluno utilize um fone de ouvido do tipo supra auricular. Para começar a transmitir o áudio, basta clicar no ícone do microfone.

Duas telas, uma mostrando o ícone do microfone desativado e a outra mostrando o mesmo ícone ativado

Assim, a ideia é que tudo o que for falado pelo professor seja transmitido pelo aplicativo para o aluno.

Observação

Para alunos com deficiência auditiva usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou implante coclear (IC), pode ser utilizado o Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM). Esse recurso capta a voz do interlocutor através de um microfone conectado a um transmissor e envia o sinal (através de ondas de rádio) para um receptor conectado ao AASI ou IC do usuário, sem necessidade de fios. O Sistema FM está disponível pelo SUS para estudantes com deficiência auditiva de 5 a 17 anos, usuários de AASI ou IC, pela Portaria nº 1.274/GM/MS do Ministério da Saúde, de 2013.

 

Fim do conteúdo