Reflexões sobre o Currículo Inclusivo

Capa do Livro Reflexões sobre o Currículo Inclusivo

Esse livro, organizado por Andréa Poletto Sonza, Bruna Poletto Salton e Anderson Dall’Agnol, aborda conceitos relevantes vinculados às adaptações curriculares, retratando algumas das importantes ações realizadas em prol de um currículo verdadeiramente inclusivo. O objetivo dessas linhas é brindar o leitor, não apenas com conceitos, mas com exemplos práticos voltados a estratégias e caminhos que estão sendo trilhados nesse sentido, através de oito artigos, escritos por alguns dos protagonistas desse processo:

1. Adaptação Curricular: um processo em construção para uma inclusão efetiva (Maria Cristina Caminha de Castilhos França; Clarice Monteiro Escott)
  2. Grupo de Trabalho Currículo Inclusivo: propondo caminhos para as adaptações curriculares e a certificação diferenciada no IFRS (Andréa Poletto Sonza; Anderson Dall Agnol; Bruna Poletto Salton)
  3. Adaptações Curriculares para Alunos com Dificuldades Específicas de Aprendizagem: possibilidades para um processo de educação inclusiva (Cláudia T. Nascimento Paz; Graciele Rosa da Costa Soares)
  4. Adequações Curriculares em Quatro Matrizes (Francisco Dutra dos Santos Jr.)
  5. Desafios e Possibilidades da Adaptação Curricular na Educação Profi ssional Técnica de Nível Médio Integrado no Campus Ibirubá (Andréia Teixeira Inocente; Fernanda Isabel Royer; Sabrine de Oliveira)
  6. Adaptações Curriculares Realizadas para um Estudante com Defi ciência Intelectual na Educação Superior do IFRS (Maria Isabel Accorsi; Cláudia Alquati Bisol)
  7. O Papel do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais – Tils no Processo de Inclusão de Surdos no IFRS: avanços e desafios sobre as adaptações curriculares do Português para Libras (Maria Cristina Viana Laguna; Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo)
  8. Práticas Pedagógicas no TDAH (Maria Inês Simon; Sirlei de Lourdes Lauxen; Andréa Poletto Sonza)