Equipe da UFCSPA visita o CTA

Integrantes da equipe da UFCSPA e do CTA do IFRS

No dia 15 de abril, as professoras Ana Beatriz Gorini da Veiga (Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT), Gisele Orlandi Introíni (responsável pelo espaço Maker ou laboratório de fabricação digital) e Aline de Souza Pagnussat (docente do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) estiveram visitando o CTA.

A visita teve como objetivo conhecer o trabalho de produção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo realizado no CTA do IFRS e encontrar áreas de conhecimento afins entre as duas instituições, buscando assim, estabelecer parcerias para a pesquisa e inovação.

A visita teve início com a apresentação do CTA pela Assessora de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão professora Andréa Poletto Sonza que abordou a trajetória histórica do Centro e as principais ações desenvolvidas. Em seguida, a equipe da UFCSPA apresentou os trabalhos realizados pela instituição na área da ciência da saúde, abordando a atuação do NIT, as pesquisas desenvolvidas no espaço maker e a importância da articulação desse trabalho com o PPG em Ciências da Saúde. Após a rodada inicial de troca de experiências, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Eduardo Girotto e o Diretor de Fomento à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico e também coordenador do Escritório de Projetos Anderson Ricardo Yanzer ressaltaram a importância das parcerias, do trabalho colaborativo e do compromisso de ambas as instituições com a formação dos estudantes para o desenvolvimento de competências para o novo mercado de trabalho.

Em seguida, ocorreu uma visitação guiada pelo laboratório de produção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo do CTA, seguida pela apresentação dos principais artefatos de tecnologia assistiva produzidos pelo setor.

Ao final da visita, conclui-se que esse foi o primeiro passo para a aproximação entre as duas instituições. Além disso, a equipe da UFCSPA se colocou à disposição para receber a equipe do CTA/IFRS para conhecer seu espaço maker e as principais ações por ele realizada.