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Checklist de acessibilidade para documentos do Office e PDF


Prancheta contendo um checklist com itens marcados e outras não, com o título acessibilidade

Um material digital concebido com acessibilidade deve possibilitar acesso, utilização e compreensão facilitada para o maior número possível de pessoas. Um documento é acessível quando não apresenta barreiras de acesso e uso. Podemos citar como exemplos de práticas que agregam acessibilidade a um documento:

  • Oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo;
  • Facilitar a navegação por teclado;
  • Utilizar contraste adequado de cores;
  • Não utilizar somente cor para transmitir informações;
  • Formatar os títulos utilizando os estilos;
  • Oferecer alternativas para áudio e vídeo;
  • Utilizar cada elemento para seu propósito, ou seja, itens de lista para listas, tabelas para dados tabulares, etc.

Considerando essas e outras práticas para a criação de documentos digitais acessíveis, a equipe do CTA desenvolveu um checklist para verificar a acessibilidade de um documento digital, o Checklist de Acessibilidade para Documentos do Office e PDF (documento PDF, 205KB). Através desse checklist, poderão ser verificados os principais pontos que conferem acessibilidade a um documento.

Para saber mais sobre a criação de documentos digitais acessíveis, acesse o Manual de Acessibilidade em Documento Digitais, publicado pelo CTA em 2017.

 

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