Início do conteúdo

MOOCs para oferecer capacitação em tecnologia assistiva no contexto educacional


Banner com o texto Dissertação

Dissertação apresentada junto ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Porto Alegre, como requisito para obtenção do título de Mestre em Informática na Educação, por Bruna Poletto Salton, com orientação da Profa. Dra. Silvia de Castro Bertagnolli e coorientação do Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

O objetivo da pesquisa foi verificar se um curso MOOC possibilita a aprendizagem em tecnologia assistiva no contexto educacional. Através da oferta de capacitação, livre e gratuita, o estudo buscou:

  • Selecionar e testar um modelo para projetar e desenvolver o curso MOOC, utilizando os princípios do design instrucional;
  • Investigar as percepções dos participantes sobre a organização do curso, os materiais pedagógicos que o compõe e o seu processo de aprendizagem;
  • Identificar elementos do Desenho Universal para Aprendizagem e aplicá-los ao MOOC;
  • Disponibilizar, ao término da pesquisa, um curso sobre tecnologia assistiva no contexto educacional junto ao rol de cursos MOOC do IFRS.

 

Arquivos

Documento Formato Tamanho
Dissertação – MOOCs para oferecer capacitação em tecnologia assistiva no contexto educacional *.pdf 7MB
Fim do conteúdo