Início do conteúdo

Revista Plural 2ª Edição


Capa da revista plural

Estamos lançando a segunda edição da Revista Plural, que reúne dezessete relatos de experiência e sete artigos, de autoria de quatorze das dezoito unidades (campi e reitoria) do IFRS. Trata-se de uma tessitura colaborativa que retrata um pouco das ações relacionadas às temáticas da revista e principalmente as produções dos núcleos de ações afirmativas da instituição, a saber: Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgss); Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis); Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) e Núcleos de Ações de Afirmativas (Naafs). Também traz algumas das ações das assessorias: de relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade, de ações inclusivas e da Comissão de Estudos Surdos do IFRS.

Diversas ações realizadas em forma de oficinas, cursos, eventos, formações diversas, projetos, encontros de diálogo, reflexões, debates, reuniões de núcleos, criação de repositórios de materiais, produção e divulgação de cartazes, produção de guias, livros, e de outras publicações, pesquisas, problematizações relacionadas ao combate do racismo, da violência de gênero, da lgbtfobia, capacitismo e a tantas outras formas de discriminação são alguns exemplos que o/a leitor/a encontrará nos relatos de experiência apresentados nesta obra.

Os sete artigos foram construídos a partir das experiências produzidas no IFRS pelos campi Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Osório e Porto Alegre. Seus/suas autores/as relatam experiências de ensino, extensão e pesquisa, compartilhando resultados parciais de ações realizadas em suas comunidades acadêmicas, com e por meio dos núcleos de ações afirmativas do IFRS.

Reflexão, discussão e ampla divulgação de práticas pedagógicas positivas referentes aos temas concernentes aos núcleos constituem o cerne desta publicação.

Agradecemos a todas e todos que, por meio de uma escrita conjunta em cada unidade da instituição, compartilharam seus saberes e práticas que certamente dialogam com o propósito desta revista, cujo nome não poderia ser outro: PLURAL.

Arquivos

Documento Formato Tamanho
Segunda edição da Revista Plural *.pdf 12MB
Fim do conteúdo