Por Uma Escola Inclusiva e Acessível: conceitos e caminhos

O livro “Por uma escola inclusiva e acessível: conceitos e caminhos” apresenta, de forma sintética, conceitos, características, práticas pertinentes no convívio com pessoas com deficiência, altas habilidades ou superdotação e transtornos funcionais específicos. Além disso, são discutidas temáticas como acessibilidade e suas dimensões, desenho universal para aprendizagem, tecnologia assistiva e o principal ordenamento jurídico que se relaciona com os tópicos mencionados. Estratégias pedagógicas bastante simples, mas em nada simplistas, que visam práticas inclusivas e a acessibilidade curricular, também compõem essa obra.

Consideramos o conteúdo abordado como “trilhas”, “caminhos” para a inclusão, compreendendo que não há uma única rota, mas diversas, em prol de uma escola comprometida e dedicada aos processos de escolarização, pautada na igualdade de direitos, respeito às especificidades de cada estudante e promoção da equidade. As temáticas em foco possuem um grande arcabouço teórico, contudo algumas bases comuns contribuem na consolidação de entendimentos, qualificam e podem tornar práticas mais acessíveis e universais.

Documento Formato Tamanho
Por Uma Escola Inclusiva e Acessível: conceitos e caminhos *.pdf 13MB