Início do conteúdo

Ferramentas de acessibilidade nos sistemas Apple


Banner com fotos de um iMac com o símbolo de acessibilidade adotado pela Apple aparecendo na tela e ao lado um iPhone com a logo na Apple na tela

Os sistemas operacionais da Apple, iOS (para smartphones), MacOS (para computadores) e iPadOS (para tablets) possuem diversas ferramentas de acessibilidade que possibilitam a utilização de pessoas com alguma deficiência visual, auditiva, física e intelectual.  Para acessar os recursos no celular ou tablet, basta clicar em “Ajustes”, opção “Acessibilidade” . Já no computador, clique em “Preferências do sistema”, opção “Acessibilidade”.

 

Ferramentas para a Visão

VoiceOver

Leitor de tela que realiza a leitura do que está em seu smartphone, tablet ou computador. Ele  descreve pessoas, objetos, textos e gráficos com detalhes. A navegação pode ser realizada com um teclado no computador ou gestos específicos em dispositivos móveis. O VoiceOver está disponível em mais de 60 idiomas, com dezenas de vozes para escolher.

Conteúdo falado

Possibilita que tudo que está na tela seja lido em voz alta. Também é possível usar apenas o modo “Falar Seleção” para selecionar e ouvir um trecho específico do texto. Há a possibilidade de oferecer realce para o conteúdo que está sendo lido no momento. Além disso, o usuário pode definir o ritmo da leitura e se deseja ou não ouvir enquanto digita. A detecção do idioma é automática e o recurso está disponível em mais de 60 idiomas, com dezenas de vozes para escolha.

Lupa

A Lupa é como uma lente de aumento, só que digital. Basta apontar a câmera do iPhone ou iPad para aumentar o tamanho de qualquer objeto físico, como um cardápio ou uma placa, e ver todos os detalhes com clareza na tela. Use o flash para iluminar o objeto, ajuste filtros para ajudar a diferenciar as cores ou congele uma imagem específica para realizar uma ampliação. Ainda é possível utilizar o Modo de Detecção da Lupa  que utiliza inteligência artificial para detectar pessoas, portas e descrições de imagens e objetos que estão ao seu redor.

Tamanho do texto

Permite ao usuário deixar o texto mais visível e mais fácil de ler com ajustes simples de fonte. A opção “Texto Maior” permite ajustar o tamanho usando um controle deslizante. Também é possível colocar o em negrito e destacar as palavras na tela. Seus ajustes preferidos podem ser aplicados a todo o sistema ou apenas nos apps que você escolher.

Ajustes de tela

Permite personalizar a tela do dispositivo de acordo com as necessidades do usuário. Escolha entre diversos filtros de cor, ative a inversão ou altere o contraste. Também é possível alterar o tamanho e comportamento do cursor no computador para facilitar sua identificação e uso. Além disso, é possível ajustar as formas de botões, níveis de transparência e muito mais.

Zoom

Aumente todos os textos, ícones e informações do seu aparelho. O uso pode ser feito em tela cheia ou no modo picture‑in‑picture (mostra a área ampliada em uma janela separada e o restante da tela no tamanho original). A ampliação de zoom pode ser utilizada junto com o VoiceOver para ver e ouvir com detalhes o que acontece na tela. Além disso, no computador, o usuário pode usar a tela dividida e ver conteúdo de perto e de longe ao mesmo tempo. Também se existirem dois monitores, é permitido configurar para que um deles funcione normalmente e o outro como ampliador.

Audiodescrições

Assista a filmes com audiodescrições detalhadas de cada cena. Confira como ativar descrições de áudio no iPhone ou iPad.

Atalhos de acessibilidade

Adicione, organize e personalize os atalhos mais usados. O atalho facilita a utilização dos recursos de acessibilidade e a ativação e desativação deles de forma rápida.

Reduzir movimento

Diminua o movimento dos elementos na tela, deixe ações mais simples.

Ditado

Digite usando a voz. Utilizando o botão microfone, é possível ditar e alternar entre voz e toque para digitar no teclado, sem precisar interromper o ditado. A pontuação é colocada automaticamente.

Para saber mais sobre recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, acesse ferramentas para a visão – Apple BR.

Ferramentas para a audição

Aparelhos auditivos

A Apple desenvolveu aparelhos auditivos próprios (Made for iPhone). Eles oferecem alta qualidade de som e permitem aplicar configurações predefinidas pelo otorrinolaringologista. Usando os aparelhos, também é possível pedir para a Siri ler as notificações do seu aparelho.

Reconhecimento de som

Esse recurso utiliza a inteligência do aparelho para detectar e avisar sobre alguns sons ao seu redor. Além dos sons que ele já reconhece, permite treinar o aparelho para reconhecer outros sons, como bipe de eletrodomésticos ou alarmes. Quando o recurso reconhece um som, ele manda uma notificação.

Ouvir ao vivo

Esse recursos tem o objetivo de facilitar as conversas, principalmente em lugares muito barulhentos. Após ativá-lo, coloque o aparelho próximo as conversas que gostaria de ouvir. O áudio é captado pelo microfone do aparelho e enviado para os fones de ouvido ou aparelho auditivo Made for Iphone.

Legendas ocultas

Permitem que você coloque na tela o diálogo, a comunicação não verbal de um vídeo, a música e os efeitos sonoros. Também é possível personalizar as legendas com diversos estilos e fontes, aumentar o tamanho e incluir contornos.

Para saber mais sobre recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, acesse ferramentas para a audição – Apple BR.

Ferramentas para a mobilidade

 Controle por voz

Navegue pelo aparelho usando apenas a voz e comandos como “clicar”, “deslizar” e “tocar” para interagir facilmente com os aplicativos favoritos. Ative números ao lado de itens clicáveis ou coloque uma grade sobre a tela para selecionar, arrastar e dar zoom com precisão. O  modo soletrado do Controle por Voz permite falar nomes, endereços e palavras difíceis letra por letra.

Controle assistivo

Use os aparelhos de um jeito fácil e eficiente, utilizando controles adaptativos, controles de videogame sem fio e sons simples. Pessoas que possuem limitações motoras severas podem usar o escaneamento manual, de itens e de pontos para navegar em sequência pelos teclados e menus na tela.  Ainda, é possível criar painéis e teclados personalizados em todo o sistema ou em cada app. Esse recursos possibilita também controlar outros aparelhos da Apple usando seu IPhone ou IPad.

AssistiveTouch

AssistiveTouch para iOS e iPadOS permite adaptar a tela sensível ao toque às necessidades físicas de cada usuário. Se algum gesto for difícil para o usuário, como pinçar ou tocar com dois dedos, é possível trocá-lo por outro ou personalizar um gesto. O recurso permite personalizar o layout do menu do AssistiveTouch ou conectar um mouse Bluetooth para controlar o aparelho com o cursor de navegação.

Tocar atrás

Toque duas ou três vezes na parte de trás do seu iPhone e acione automaticamente diversas tarefas personalizadas, como abrir seu aplicativo favorito ou fazer uma captura de tela (funciona apenas no iPhone).

Usar o recurso Tocar Atrás no iPhone

Adaptações de toque

Ajuste como a tela responde ao seu toque. Controle o tempo que ele deve durar antes de ser reconhecido, ou se deseja que toques repetidos sejam ignorados.

Texto preditivo

Deixe seu aparelho terminar a frase por você. Comece a escrever, e ele ajusta as sugestões baseado na pessoa com quem você está falando e no que você já disse. Basta tocar para escolher a palavra seguinte.

Para saber mais sobre recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, acesse ferramentas para a mobilidade – Apple BR.

Ferramentas para a cognição

Sons de Fundo

Essa ferramenta permite que o usuário reduza as distrações para aumentar sua concentração. É possível escolher sons de chuva, de riacho, ou de ondas do mar, por exemplo, ou até mesmo combiná-los.

Reproduza sons de fundo no iPhone para mascarar o ruído do ambiente

Leitor do Safari

Essa opção faz com que o Safari remova anúncios, botões e barras de navegação da tela. Assim, há menos interferência visual para que o usuário possa melhor se concentrar em sua leitura. Ainda, o usuário pode mudar o tamanho da letra e a cor de fundo para adaptar sua leitura da melhor forma possível.

Oculte anúncios e distrações no Safari do iPhone

Acesso guiado

Possibilita ao usuário restringir o aparelho a um determinado app, desativando o botão botões e os gestos, ou limitando funcionamento de determinadas áreas da tela. Assim, impede que o aprendizado do usuário seja atrapalhado.

Usar o Acesso Guiado no iPhone, iPad e iPod touch

Reconhecimento facial

Reconhece pessoas nos álbuns de fotos do usuário. Por meio dessa ferramenta, o usuário pode colocar nome nos rostos novos e, quando novas fotos com essas mesmas pessoas forem capturadas, o sistema automaticamente irá identificá-las.

Busque e identifique pessoas no app Fotos do iPhone

Chaves do iCloud

Essa ferramenta grava senhas, números de cartão ou nomes de usuário. Assim, quando o usuário precisar usar essas informações, elas poderão ser preenchidas automaticamente, sem comprometer a proteção e segurança.

Como configurar as chaves do iCloud

Buscar

Além de possibilitar ao usuário encontrar um aparelho perdido, essa ferramenta permite compartilhar a sua localização com amigos e familiares.

Saiba mais sobre o Buscar

iWork

Permite a criação de arquivos acessíveis no trabalho, na escola, ou em casa nos aplicativos Pages, Numbers e Keynote. No aplicativo Pages, por exemplo, o usuário pode, por meio de opções de layout integradas, organizar e personalizar a aparência de seus documentos, como modificar o espaçamento de linhas e palavras. Há também a ferramenta de verificação de texto, que possibilita identificar problemas de formatação como espaços duplos ou incorreção em palavras.

Como utilizar o iWork 

Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple. Ela ajuda o usuário nas mais diversas tarefas, até mesmo respondendo perguntas. Como exemplo de tarefas, ela ajuda a criar lembretes, ativar ou desativar recursos (como alarme), encontrar definições, abrir aplicativos etc. Para chamar a Siri, basta que o usuário diga “E aí, Siri” e após, peça para ela executar o comando pretendido.

Tudo sobre a Siri

Texto sob Cursor

Se um parágrafo, caixa de texto ou legenda foi muito pequeno, o usuário pode posicionar o cursor sobre o trecho e pressionar a tecla de ativação para ver uma versão maior e em alta definição.

Use “Texto sob Cursor” no Mac

Foco

Por meio da ferramenta de foco, o usuário pode ativar diversos modos, como o Não Perturbe, Trabalho ou Sono, bem como silenciar notificações, evitando distrações. Além disso, há possibilidade de ocultar conteúdos que desviam a atenção e estabelecer limites dentro de aplicativos. O foco também pode ser configurado para ser ativado de forma automática em algum horário específico do dia, local, ou quando o usuário estiver utilizado um determinado aplicativo.

Usar o Foco no iPhone ou iPad

Escrever à mão

Possibilita ao usuário escrever letras na tela, à mão, para responder a uma mensagem e essas palavras serem transformadas automaticamente em texto digitado.

Saiba como desenhar, fazer anotações e usar o recurso “Escrever à mão” no Pages

Tempo de Uso

Por meio dessa ferramenta, é possível controlar o tempo de uso do usuário em determinado aplicativo, podendo, inclusive, estipular um limite de uso. Além disso, é possível programar um repouso para que o aparelho não possa mais ser usado em determinado momento do dia.

Usar o Tempo de Uso no iPhone, iPad ou iPod touch

Fim do conteúdo