Ferramentas de acessibilidade no Windows 11

Banner com fotos de monitor de vídeo com a logo do Windows 11 e notebook com o símbolo de acessibilidade usado pela Microsoft

O sistema operacional Windows da Microsoft possui diversas ferramentas de acessibilidade que possibilitam a utilização de pessoas com alguma deficiência visual, auditiva, física e intelectual.  Para acessar os recursos no computador, basta acessar o “Menu Iniciar”, “Configurações”, opção “Acessibilidade”.

Recursos para a visão

Narrador

Essa ferramenta é o leitor de tela padrão do sistema. Por meio  dela é possível navegar pelo sistema windows ouvindo o que aparece na tela.  É possível escolher uma voz humana masculina ou feminina do narrador, bem como a velocidade de fala, por exemplo. Ele ainda é compatível com o dispositivo braille para atender pessoas com deficiência visual.

Controle de cores

Permite o ajuste da sensibilidade à luz e das cores, reduzindo ou aumentando o brilho e o contraste. Existe também a possibilidade de alterar o tema para a opção escura.

Exibição e visão

Permite que seja personalizado o cursor, o tamanho do texto e a cor.  A Lupa possibilita que seja aplicado zoom em palavras e imagens, e o usuário pode escolher um padrão de tamanho adequado à sua necessidade. Por sua vez, o Filtro de cores possibilita que o Windows diferencie alterações de cor sutis, com o objetivo de se adaptar a pessoas com daltonismo.

Recursos para a audição

Legendas ao vivo

Essa ferramenta possibilita ao usuário capturar palavras de qualquer áudio que são transcritas automaticamente em legendas. Essa ferramenta pode ser usada em aplicativos ou até mesmo em uma conversa pessoal, facilitando o entendimento de quem possui alguma deficiência auditiva.

Legendas personalizáveis

As legendas em vídeos, programas de TV ou filmes podem ser personalizadas no Windows 11. É possível alterar o tamanho do texto, a fonte, a cor e a tela de fundo para que se adequem a necessidade do usuário.

Áudio monocanal

Permite que sejam combinados os canais de áudio esquerdo e direito em um único canal. O Windows permite converter som estéreo em um único canal para que o usuário possa ouvir tudo, mesmo que esteja usando apenas um fone de ouvido.

Recursos para a mobilidade

Acesso por voz

Essa opção permite comandar o computador por meio da voz do usuário. É possível abrir e alternar aplicativos, navegar na internet, ler e mandar e-mails sem usar o teclado e ou o  mouse.

Controle com os olhos

Esse recurso possibilita que o usuário navegue pelo computador com os seus olhos. O sistema possui um rastreamento ocular e um painel de inicialização simples, facilitando o uso para pessoas com alguma deficiência motora.

Digitação por voz

A digitação por voz permite que usuários com deficiência motora ou visual redijam um documento ou um e-mail convertendo sua fala em texto, inclusive com a pontuação adequada.

Teclado virtual

Proporciona que o usuário utilize o teclado virtual que aparecerá na tela do computador. Com o mouse ou outro dispositivo que permita apontar para as teclas, o usuário poderá percorrer o teclado virtual selecionando a tecla pretendida, da mesma forma que no teclado físico.

Recursos para neurodiversidade e aprendizado

Leitura avançada

É possível personalizar o espaçamento, a cor, e o zoom para facilitar a leitura das páginas da Web. A ferramenta serve principalmente para o Microsoft Edge, Word, Excel, Powerpoint e Outlook.

Sessão de foco

As sessões de foco permitem ativar o status “não incomodar”, e desativar as notificações da barra de tarefas, por exemplo. Ainda, pode ser ativado o temporizador a fim de lembrar o usuário de fazer pausas nas sessões de trabalho ou estudo.