Início do conteúdo

Todas as Publicações

Capa do documento Avaliação de acessibilidade na web passo a passo

Passo a passo para avaliar a acessibilidade de um site

Notícias - 18 de fevereiro de 2021

Como saber se um site é acessível? Bem, um site acessível é aquele que garante acesso, utilização e compreensão ao maior número possível de usuários, independente de deficiência, limitação ou tecnologia utilizada. Para saber se o site ou sistema realmente contempla acessibilidade, é necessário realizar avaliações de acessibilidade, que são metodologias compostas por processos que objetivam encontrar barreiras de acessibilidade…

Capa do documento Dicas de Acessibilidade na EaD

Dicas de acessibilidade na EaD

Dicas - 25 de janeiro de 2021

Com a consolidação da EaD, a questão da acessibilidade nessa modalidade de ensino tem ganhado visibilidade, pois é preciso possibilitar e facilitar o acesso à educação para todas as pessoas, incluindo aquelas que possuem alguma deficiência ou especificidade. Pensando nisso, elaboramos um documento com algumas dicas para elaborar materiais digitais, cursos e espaços virtuais de aprendizagem mais acessíveis e inclusivos.…

capa do livro Conexões Assistivas: tecnologia assistiva e materiais didáticos acessíveis, com fundo cinza claro e imagens de pequenas formas coloridas formando uma rede

Conexões Assistivas: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis

Nossos livros - 29 de dezembro de 2020

O livro “Conexões Assistivas: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis” é um produto do projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA), que tem como objetivo principal disseminar para toda a Rede Federal de EPCT os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA), com base no conceito estabelecido na Lei Nº 13.146/2015 e nas experiências do…

capa do livro Conexões Assistivas: tecnologia assistiva e materiais didáticos acessíveis, com fundo cinza claro e imagens de pequenas formas coloridas formando uma rede

Lançamento do livro “Conexões Assistivas: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis”

Notícias - 28 de dezembro de 2020

O livro “Conexões Assistivas: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis” é um produto do projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA), que tem como objetivo principal disseminar para toda a Rede Federal de EPCT os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA), com base no conceito estabelecido na Lei Nº 13.146/2015 e nas experiências do…

Curso Fabricação Digital de Tecnologia Assistiva

CTA e POALAB lançam curso MOOC sobre Fabricação Digital de Tecnologia Assistiva

Notícias - 4 de dezembro de 2020

Sobre o curso O CTA e o POALAB (Fab Lab do IFRS Campus Porto Alegre) lançam hoje o curso MOOC “Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação”. O curso, que é uma ação do Projeto CRTA do IFRS foi desenvolvido pelo aluno Anderson Dall Agnol, com orientação do Professor André Peres e…

Banner Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

CRTA atua em sintonia com o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Notícias - 3 de dezembro de 2020

Ao atender mais de 500 demandas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) do IFRS converge com o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deste ano, “Construindo Melhor: em direção a um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”. A data é celebrada a cada…

fotos mostrando 10 modelos diferentes de acionadores feitos com impressora 3D

Confeccionando acionadores com impressão 3D

Dicas - 5 de novembro de 2020

O acionador é um recurso de tecnologia assistiva que tem por objetivo acionar/ativar algo. A função do acionador varia de acordo com o dispositivo em que o mesmo está plugado, como um mouse, uma tomada, uma luminária, um ventilador, um brinquedo, entre outras tantas possibilidades. Além disso, dois ou mais acionadores podem ser utilizados de maneira conjunta, realizando funções distintas…

Banner com o texto Dissertação

Promovendo a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Movimento Maker

Trabalhos acadêmicos - 20 de agosto de 2020

Dissertação de mestrado apresentada à Coordenação do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre, por Anderson Dall Agnol. O trabalho apresenta a produção de um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) sobre fabricação digital destinado a pessoas com deficiência e profissionais da educação inclusiva e levou em consideração princípios do desenho universal e acessibilidade digital,…

Capa da revista Plural

Revista Plural

Nossos livros - 18 de agosto de 2020

A Revista Plural foi criada para ser totalmente dedicada às questões de diversidades, ações afirmativas e inclusivas na educação. É com muita alegria que apresentamos a sua primeira edição, a qual reúne dezoito textos organizados pelos Núcleos de Ações Afirmativas de todas as unidades (campi e reitoria) do IFRS, dispostos em ordem alfabética. Seus autores relatam experiências de ensino, extensão…

Capa do documento Dicas de Acessibilidade na EaD

Conheça nossas dicas de acessibilidade na EaD

Notícias - 22 de julho de 2020

Com a consolidação da EaD, a questão da acessibilidade nessa modalidade de ensino tem ganhado visibilidade, pois é preciso possibilitar e facilitar o acesso à educação para todas as pessoas, incluindo aquelas que possuem alguma deficiência ou especificidade. Pensando nisso, elaboramos um documento com algumas dicas para elaborar materiais digitais, cursos e espaços virtuais de aprendizagem mais acessíveis e inclusivos.…

Ao fundo, ícones de diversas necessidades específicas. À frente, ícone de um formulário.

CRTA/CTA disponibilizará sistema de acompanhamento do atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas

Notícias - 4 de junho de 2020

O Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS está incorporando o Sistema de Acompanhamento do Atendimento de Pessoas com Necessidades Específicas (Saapne), o qual foi desenvolvido por servidores e estudantes do Campus Bento Gonçalves por meio de um Projeto de Extensão iniciado em 2017. Entre os recursos disponibilizados pelo Saapne há uma funcionalidade que possibilita a elaboração do Plano Educacional…

Capa do manual contendo logos do CTA, pró-reitoria de ensino e IFRS

CTA lança manual de descrição de imagens em provas

Notícias - 27 de abril de 2020

Ao utilizamos questões com imagens em provas, seja no contexto escolar ou em concursos ou processos seletivos, é preciso considerar que imagens não são elementos acessíveis para pessoas cegas. Por isso, para o caso dessas pessoas, é preciso fornecer uma descrição às imagens. Descrever uma imagem nem sempre é simples e é necessário tomar alguns cuidados. É preciso fornecer todas as…

Fim do conteúdo