Início do conteúdo

Termoformadora de baixo custo


caixa retangular perfurada, junto a um soprador térmico e cabo de aspirador de pó

A termoformadora é um equipamento que consiste de uma caixa de madeira perfurada para a criação de vácuo e que possibilita a confecção de materiais táteis (lâminas plásticas táteis) a partir de matrizes criadas em relevo.

A termoformadora funciona em conjunto com um soprador térmico e um aspirador de pó. A matriz em relevo e a lâmina plástica são colocadas sobre a parte furada da caixa. A lâmina é aquecida pelo soprador térmico e o vácuo é criado pela ação do aspirador no interior da caixa. A termoformadora cria vácuo quando a lâmina é aquecida, formando, então, o relevo na lâmina plástica ocorrendo a reprodução da imagem da matriz colocada sobre a caixa perfurada.

É uma forma rápida de reproduzir materiais acessíveis com relevo, utilizados por estudantes com deficiência visual.

Confecção e uso

Para confeccionar este recurso, acesse o Manual de confecção da termoformadora de baixo custo.

Para aprender a utilizar a termoformadora, temos o Manual de uso da termoformadora e, também, demonstramos sua utilização no vídeo a seguir:

Disponibilizamos, ainda, no vídeo a seguir, um tutorial para a confecção de matrizes táteis a partir de imagens encontradas na web. Essas matrizes poderão ser utilizadas na termoformadora.


Fim do conteúdo