CTA e POALAB lançam curso MOOC sobre Fabricação Digital de Tecnologia Assistiva

Curso Fabricação Digital de Tecnologia Assistiva

Sobre o curso

O CTA e o POALAB (Fab Lab do IFRS Campus Porto Alegre) lançam hoje o curso MOOC “Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação”. O curso, que é uma ação do Projeto CRTA do IFRS foi desenvolvido pelo aluno Anderson Dall Agnol, com orientação do Professor André Peres e coorientação da Professora Sílvia de Castro Bertagnolli. junto ao curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre.

O curso, que é gratuito e sem tutoria, contém 5 unidades de estudo, totalizando a carga horária de 40 horas e tem como objetivo principal apresentar conceitos sobre movimento maker e fabricação digital, apresentando possibilidades de seu uso para a prototipagem de recursos de apoio personalizados para estudantes com deficiência ou outras limitações.

O curso é composto pelas seguintes unidades:

• Unidade 1 – Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital (5h)
  • Unidade 2 – Espaços makers e equipamentos de fabricação digital (10h)
  • Unidade 3 – Tecnologia Assistiva (TA) 10h
  • Unidade 4 – Possibilidades para a fabricação de recursos de TA de Baixo Custo na educação (10h)
  • Unidade 5 – Para além do processo de fabricação de recursos de TA (5h)

Também é possível saber mais sobre esta formação no vídeo de apresentação do curso.

Inscrição

Caso deseje se inscrever, basta acessar o link de inscrição para o curso, fazer o cadastro no Moodle do IFRS (caso não seja cadastrado) ou efetuar seu login.

Sobre a pesquisa

Vale ressaltar que o curso é resultante de uma pesquisa aplicada. Logo, este produto foi planejado a partir de uma perspectiva inclusiva, procurando oferecer o conteúdo e os materiais instrucionais em formato acessível para que profissionais da educação inclusiva (AEE) e, principalmente, pessoas com deficiência possam ter acesso facilitado ao material.

Garantir o acesso deste público ao movimento maker é proporcionar uma oportunidade para que eles se transformem em protagonistas no desenvolvimento de projetos pessoais e também criem artefatos personalizados e de baixo custo para uso em ambientes educacionais.

Caso queira saber mais sobre Acessibilidade Digital na EaD ou também desenvolver estudos na área, acesse a pesquisa completa que deu origem ao curso.