Início do conteúdo

Confeccionando acionadores com impressão 3D


fotos mostrando 10 modelos diferentes de acionadores feitos com impressora 3D

O acionador é um recurso de tecnologia assistiva que tem por objetivo acionar/ativar algo. A função do acionador varia de acordo com o dispositivo em que o mesmo está plugado, como um mouse, uma tomada, uma luminária, um ventilador, um brinquedo, entre outras tantas possibilidades. Além disso, dois ou mais acionadores podem ser utilizados de maneira conjunta, realizando funções distintas e ativando diferentes ações.

Os acionadores podem ter formatos, cores e tamanhos variados: redondos, retangulares, cilíndricos, na forma de bastão, etc. Os acionadores também apresentam modos de acionamento diversos (toque, pressão, sopro, som, etc.) se adaptando ao movimento residual de cada usuário. Eles também podem ser acionados com qualquer parte do corpo que o usuário tenha algum domínio: mão, pé, cabeça, cotovelo, etc. A superfície de ativação do acionador também apresenta diferentes dimensões. Na maioria dos casos os acionadores são confeccionados em plástico, podendo, inclusive, serem fabricados em impressoras 3D.

Vamos mostrar aqui como confeccionar um acionador bastante simples utilizando impressora 3D e o modelo Mini adaptable switch disponível em repositório.

fotos mostrando um acionador pequeno redondo conectado a um mouse adaptado e na outra vários desses acionadores conectados a outro mouse

O acionador apresenta três peças confeccionadas na impressora 3D, uma para a base, uma para a tampa e outra para fazer o encaixe entre elas.

peça da base, peça da tampa e encaixe

No vídeo a seguir mostramos os materiais necessários e o passo a passo para confeccionar este modelo de acionador.

Em repositórios de modelos 3D, encontramos diversos modelos de acionadores. A seguir, apresentamos links para alguns destes modelos:

Os acionadores podem ser utilizados para diversos propósitos. Para fazer uso do computador, eles deverão ser conectados a mouses que tenham entradas para acionadores. É possível adaptar um mouse convencional para que ele receba um acionador e também existem modelos de mouses alternativos nos quais podemos conectar diversos acionadores, para fazer os direcionais e as funções do mouse. Disponibilizamos um vídeo tutorial para adaptar um mouse convencional para receber acionador.

Para saber mais sobre o uso de acionadores, acesse nossa postagem Utilizando o computador com um acionador.

 

Fim do conteúdo