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CRTA atua em sintonia com o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Banner Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Ao atender mais de 500 demandas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) do IFRS converge com o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deste ano, “Construindo Melhor: em direção a um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”. A data é celebrada a cada ano, no dia 3 de dezembro.

O CRTA tem como objetivo principal disseminar para toda a Rede Federal de EPCT os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA), com base no conceito estabelecido na Lei Nº 13.146/2015 e nas experiências do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) na pesquisa, elaboração e legitimação de recursos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais específicas.

O Projeto é executado em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, com a participação dos campi Bento Gonçalves, Porto Alegre, Restinga e Farroupilha, para além do CTA. Em uma etapa anterior, também participaram os campi Caxias do Sul e Rio Grande do IFRS.

Os trabalhos iniciaram com um levantamento de dados sobre a demanda nacional da Rede Federal de EPCT por produtos de TA de baixo custo, realizado por meio de formulário on-line enviado a essas instituições. Foram obtidas 146 respostas, das quais 126 informaram que necessitavam de recursos diversos. A partir desta etapa, foi realizado um ranqueamento, com o objetivo de verificar a possibilidade de atendimento.

Após a suspensão parcial das atividades presenciais devido à pandemia, a equipe reuniu-se de forma remota e resolveu dar sequência ao Projeto, reorganizando o planejamento para superar as dificuldades impostas pela nova situação e dar sequência ao trabalho. Como resultado, nesta semana os materiais começaram a ser enviados aos demandantes e a previsão é de que até o final deste mês mais de 500 solicitações serão atendidas.

Para atender as demandas da Rede Federal de EPCT, os recursos mais confeccionados pelo CRTA foram: caderno com pauta ampliada (com diferentes tamanhos de pauta); suporte de mesa para leitura; plano inclinado (tamanho A4) facilitador para escrita; acionadores e mouses adaptados teclado com colmeia; suporte para usar o celular como lupa; guias para assinatura; clique para muleta;; e materiais didático-pedagógicos acessíveis.

Também está sendo desenvolvido e implementado pelo CRTA o Repositório de Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional (Retace), com o objetivo de facilitar a localização de TA e informações referentes a cada recurso em um só local.

O repositório foi organizado em três partes: “Contribuir”, que tem como objetivo oportunizar que outras pessoas possam enviar sugestões de TA ainda não cadastradas na plataforma; “Aprender”, a qual tem a finalidade de divulgar tutoriais, cursos, livros e outros materiais que possibilitem aprender mais sobre as TA e sua aplicabilidade no contexto educacional; “Conhecer”, funcionalidade que permite apresentar as TAs desenvolvidas, disponibilizando recursos para utilizá-las ou fabricá-las.

O relato sobre a produção de todos os materiais produzidos pelo CRTA estará disponível em 19 capítulos que compõem o livro “Conexões Assistivas: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis”, obra que está na fase final do processo de edição e impressão.

Sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A data de 3 de dezembro para comemoração anual do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituída em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar dessas pessoas em todas as esferas da sociedade.

O tema escolhido pela ONU neste ano para celebrar a data é escrito em inglês da seguinte forma: “Building Back Better: toward a disability-inclusive, accessible and sustainable post COVID-19 World”.

A terminologia “Building Back Better”, traduzida para o português como “Construindo Melhor” é uma estratégia de recuperação, reabilitação e reconstrução depois de um desastre, com o propósito de aumentar a resiliência das nações e comunidades. Ao comunicar a definição desse tema, a ONU manifestou a preocupação com a necessidade de “uma abordagem integrada para garantir que as pessoas com deficiência não sejam deixadas para trás”.

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