Início do conteúdo

Novas edições dos cursos MOOC de tecnologia assistiva


Banner cursos Tecnologia Assistiva

Os cursos MOOC (Massive Open Online Course) “Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional” e “Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação” estão com novas edições abertas.

São cursos online, abertos, gratuitos e sem tutoria, que geram certificado e estão disponíveis na plataforma Moodle do IFRS. O prazo para conclusão dos cursos na nova edição é 31/07/2022.

 

Sobre o curso Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional

O curso apresenta conceitos, recursos e serviços de tecnologia assistiva aplicados ao contexto educacional, enfatizando recursos gratuitos ou de baixo custo. Tem carga horária de 60h, distribuídas em três módulos:

  • Módulo 1 – A Tecnologia Assistiva (TA): este é o módulo introdutório do curso e traz conceitos, categorias, classificação e aborda a importância da TA no contexto educacional.
  • Módulo 2 – Recursos de TA no contexto educacional: este módulo traz exemplos de recursos de TA que podem ser utilizados no contexto educacional, apresentados em categorias.
  • Módulo 3 – Serviços de TA no contexto educacional: este módulo traz exemplos de serviços de TA no contexto educacional e apresenta possibilidades de como realizar e documentar estes serviços.

Sobre o curso Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação

O curso tem como objetivo principal apresentar conceitos sobre movimento maker e fabricação digital, apresentando possibilidades de seu uso para a prototipagem de recursos de apoio personalizados para estudantes com deficiência ou outras limitações. Tem carga horária de 40h, distribuídas em cinco unidades de estudo:

  • Unidade 1 – Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital (5h)
  • Unidade 2 – Espaços makers e equipamentos de fabricação digital (10h)
  • Unidade 3 – Tecnologia Assistiva (TA) 10h
  • Unidade 4 – Possibilidades para a fabricação de recursos de TA de Baixo Custo na educação (10h)
  • Unidade 5 – Para além do processo de fabricação de recursos de TA (5h)

Os cursos são resultado de parceria entre o Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS, o Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre e o Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS.

Como se inscrever

Para se inscrever, basta acessar a página do curso e realizar a inscrição:

Para se inscrever, é preciso ter cadastro no Moodle do IFRS. Se você ainda não tem cadastro, será preciso criar uma conta. Para dúvidas sobre como fazer seu cadastro ou sobre como os cursos funcionam, acesse a página IFRS EaD – perguntas frequentes.

Para conhecer outros cursos MOOC do IFRS, visite o Moodle do IFRS.

Fim do conteúdo