Fontes para pessoas com dislexia

Letras e números escritos com a fonte OpenDyslexic

A dislexia é uma condição genética que dificulta o processo de leitura e escrita. A pessoa com dislexia pode trocar letras, especialmente as que possuem grafia parecida (como d/b, p/b ou j/i), pular ou inverter sílabas na hora de escrever, confundir palavras que têm sons semelhantes, pular palavras ou linhas durante a leitura e ter problemas para se localizar entre a esquerda e a direita no texto. Embora a dislexia não tenha cura, alguns recursos podem ser utilizados para auxiliar a pessoa com esta condição a ler e escrever com mais facilidade.

Dentre esses recursos, um dos mais importantes é a fonte utilizada nos textos. É sempre recomendado escolher fontes limpas, claras e sem serifa (como Arial, Tahoma, Verdana e Calibri), pois fontes muito elaboradas ou com prolongamentos nas hastes tornam a leitura ainda mais difícil. Existem fontes que foram desenvolvidas especialmente para quem tem dislexia, como a OpenDyslexic (gratuita), Dyslexie (paga) e Sylexiad (gratuita). Elas podem ser baixadas no computador para serem utilizadas em programas de edição de textos, como o Word ou o LibreOffice Writer. Algumas pessoas com dislexia relatam que o uso dessas fontes facilita sua leitura ou escrita de textos; porém isso não é uma regra. A preferência por um tipo de fonte ou outro é algo muito pessoal, e, por isso, recomenda-se fazer um teste com a pessoa, mostrando-lhe textos escritos com diversas fontes para que ela consiga escolher a de sua preferência. Caso a pessoa prefira uma das três fontes para dislexia citadas anteriormente, trazemos a seguir um passo a passo de como fazer o download e instalação delas em seu computador.

Instalando as fontes para pessoas com dislexia no Windows

Para instalar uma nova fonte no Windows, você precisará primeiramente fazer o download dessa fonte. Abaixo, colocamos os links para download das fontes específicas para pessoas com dislexia.

Após fazer o download da(s) fonte(s) desejada(s), basta descompactar a pasta, localizar o arquivo do tipo OTF (Arquivo de Fonte OpenType) ou TFF (Arquivo de Fonte TrueType), clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo, e clicar na opção “Instalar” (Figura 1). A pasta da Sylexiad traz as fontes escolhidas tanto no formato OTF quanto no formato TTF. Recomendamos instalar as fontes no formato OTF (pasta “OpenType otf”), mas você poderá optar pelo formato TTF se preferir (pasta “TrueType ttf”). Embora existam algumas diferenças entre elas, ambas são adequadas ao propósito de escrever textos em programas de edição.

Captura de tela de uma janela do Windows, onde é possível ver a pasta da fonte OpenDyslexic aberta, com todos os arquivos dessa fonte selecionados. A opção Instalar está destacada.

Figura 1: Instalando a fonte OpenDyslexic no Windows 10

Com a instalação concluída, as fontes já podem ser utilizadas em programas de edição de texto, como o Word. Basta abrir o programa e selecionar a fonte que você instalou na caixa de seleção de fonte, como mostrado na Figura 2.

Captura de tela do Word, mostrando um texto escrito com a fonte OpenDyslexic.

Figura 2: Selecionando a fonte OpenDyslexic no Word

Caso ainda esteja com dúvidas sobre como instalar uma fonte no Windows, acesse o tutorial “Adicionar uma Fonte”, elaborado pela Microsoft.

Instalando as fontes para pessoas com dislexia no MacOS

O processo de instalação das fontes no MacOS é bastante semelhante ao do Windows. Primeiramente, faça o download das fontes desejadas utilizando os links disponibilizados anteriormente na seção “Instalando as fontes para pessoas com dislexia no Windows”.

Após fazer o download da pasta compactada, clique duas vezes sobre ela para descompactá-la. Será criada uma nova pasta, com os arquivos prontos para serem instalados no computador. Ao abrir a pasta, é possível visualizar os arquivos de fontes (Figura 3). Clique duas vezes sobre cada um deles para abrir a janela de instalação da fonte selecionada (Figura 4). Nessa janela, clique na opção “Instalar Fonte”, localizada no canto inferior direito.

Captura de tela de uma janela do MacOS, mostrando os arquivos de fontes da pasta OpenDyslexic

Figura 3: Pasta da fonte OpenDyslexic

Captura de tela da janela de instalação da fonte OpenDyslexic Bold

Figura 4: Janela de instalação da fonte OpenDyslexic Bold

Pronto! As fontes já estão instaladas em seu computador e podem ser utilizadas em programas de edição de texto, como o Word ou o Pages. A Figura 5 mostra a fonte sendo utilizada no Pages.

Captura de tela do Pages, mostrando um texto escrito com a fonte OpenDyslexic

Figura 5: Utilizando a fonte OpenDyslexic no Pages

Além de baixar as fontes para utilizá-las em editores de texto, também é possível instalar no navegador web (Google Chrome, Mozilla Firefox, Edge…) extensões que alteram a fonte dos sites para alguma da preferência do usuário. Algumas dessas extensões, além de modificar a fonte das páginas, disponibilizam diversos outros recursos que podem auxiliar as pessoas com dislexia a navegarem mais facilmente pela web. Para maiores informações, acesse a postagem “Extensões de navegador para pessoas com dislexia”.