Início do conteúdo

Equipe do CTA participa do IV Encontro Regional de Comunicação Alternativa da ISAAC Brasil – Região Sul


Pessoas sentadas no auditório do IV Encontro Regional de Comunicação Alternativa da ISAAC Brasil – Região Sul

No dia 02 de junho os membros do CTA – Centro Tecnológico de Acessibilidade e da Pró-Reitoria de Extensão do IFRS Anderson Dall Agnol, Andréa Poletto Sonza, Bruna Poletto Salton, Caroline Cataneo e Luan Henrique Kunzler participaram do IV Encontro Regional de Comunicação Alternativa da ISAAC Brasil – Região Sul.

Realizado pela International Society for Augmentative and Alternative Communication – Brasil (Sociedade Internacional de Comunicação Alternativa e Aumentativa / ISAAC Brasil), em parceria com o IFRS, o evento aconteceu no Campus Porto Alegre e teve como tema principal a “Comunicação Alternativa, uma questão de direito”.

A programação teve início às 8h30min com a palestra de abertura “Comunicação Alternativa: Uma questão de Direito. (Conceito, Legislação e Políticas Públicas)” ministrada por Eliana Moreira e Rita Bersch.  Na sequência, foi a vez dos adolescentes Rafael Silva, João Vicente Fiorenttini, Herman Gonzales Halberstadt e Fabiana Camargo protagonizarem a “Mesa Relato de experiências de adolescentes usuários da Comunicação Alternativa e seus colegas”, com mediação de Daiane Martins.  A manhã encerrou-se com a palestra “Parcerias para a prática da Comunicação Alternativa” com enfoque do uso da Comunicação Alternativa no atendimento educacional especializado, na prática clínica interdisciplinr e no contexto familiar, com as falas de Mara Sartoretto, Simone Kruger, Flávia Matias e Simone Gonzales Halberstadt.

A tarde foi marcada pela “Mesa Relato de experiência de adultos usuários da Comunicação Alternativa”, com Cláudio Dusik, Michel Inácio Salguero e Guilherme Finotti, com mediação de Regina Heidrich.  A palestra de encerramento ficou por conta de Eliane Moreira que abordou “O que é ISAAC Brasil e sugestões para o fortalecimento nacional e regional da Comunicação Alternativa”.

Para saber mais, visite o site da ISAAC Brasil. 

Fim do conteúdo