Início do conteúdo

Descubra como os cegos utilizam smartphones e tablets


Imagem de um dedo tocando na tela de um smartphone

Os smarthpones e tablets se tornaram ferramentas indispensáveis para facilitar a vida de todos. Qualquer tarefa, seja ela navegar na internet, realizar uma compra, efetuar uma transação bancária e muitas outras estão disponíveis na tela do dispositivo ao alcance de alguns toques.

Mas, nem sempre a tela pode ser visualizada pelo usuário, como no caso de usuários cegos que não conseguem enxergar o que aparece no visor do dispositivo. Talvez, por esse motivo, uma das perguntas mais comuns de quem enxerga é: Como o usuário cego utiliza esses dispositivos se não sabe onde deve tocar ou onde estão localizados os ícones?

O que a grande maioria das pessoas desconhece é que também é possível utilizar tais dispositivos sem enxergar a tela, uma vez que a grande maioria deles já vem por padrão com uma tecnologia assistiva chamada leitor de tela. Esses leitores descrevem através de voz o que aparece na tela, conforme os itens vão sendo selecionados e ativados.

Os sistemas operacionais Android e IOS já disponibilizam leitores de tela em seus dispositivos móveis, sendo eles o Talk Back e o VoiceOver respectivamente. Essas ferramentas já vêm instaladas como recurso de acessibilidade padrão para deficientes visuais, bastando apenas o usuário ativá-los caso necessite. Esse recurso geralmente localiza-se dentro do item de configurações ou ajustes, nas opções de acessibilidade do dispositivo.

Portanto, diferente de usuários que enxergam, que se orientam pela disposição visual dos ícones na tela, para usuários cegos que utilizam leitores de tela, o importante não é saber onde estão os ícones, mas sim conhecer o movimento ou combinações de gestos para chegar até eles e realizar as tarefas e ações. Assim, quando um leitor de tela estiver ativo os gestos da tela sensível ao toque ganham novas funções, como em alguns exemplos abaixo:

• Tocar: Fala e seleciona um item;
• Tocar duas vezes: Ativa o item selecionado;
• Deslizar para a direita: Move o foco para o próximo item na tela;
• Deslizar para a esquerda: Move o foco para item anterior da tela.

Além dos gestos básicos citados acima, cada leitor de tela possuí suas particularidades, podendo assim a mesma ação ser realizada por um gesto diferente conforme o sistema operacional. Por exemplo, enquanto no Android o Talk Back reconhece que deslizar dois dedos para a esquerda ou direita significa navegar entre as várias telas de aplicativos, essa mesma ação é realizada pelo VoiceOver no IOS utilizando-se três dedos no lugar de dois.

Para que se possa entender melhor o funcionamento dos leitores de tela, um exemplo são os textos, que quando selecionados através de um toque pelo usuário são imediatamente falados a ele pelo leitor de tela. Outro exemplo são os controles, como botões ou chaves para ativar ou desativar um recurso, que quando selecionados são informados pelo leitor de tela ao usuário, que também receberá instruções, como, por exemplo, “dê dois toques para abrir ou ativar”. Já para digitar, o usuário pode utilizar a digitação por voz, também conhecida como “ditado” (microfone) ou ainda explorar o teclado dando um toque para selecionar a letra e dois toques para escolhê-la. Essa lógica de utilização é aplicada ao dispositivo como um todo, ou seja, todas as informações textuais disponíveis na tela são transmitidas ao usuário cego através de informações faladas.

Assim, ao utilizar tablets e smartphones é importante que o usuário com deficiência visual conheça seu aparelho, sistema operacional e leitor de tela, de modo a aprender os gestos destinados a realizar cada uma das funções e ações do dispositivo.

Se houver curiosidade em saber mais sobre os gestos específicos para o uso de cada leitor de tela acesse a lista de gestos para uso do Talck Back ou a lista de gestos para uso do VoicieOver.

No vídeo “Touchscreen, iPhone e iPad para cegos” é possível ver na prática como usuários cegos utilizam smartphones e tablets.

Fim do conteúdo