Ações do CTA para o início do ano letivo 2019

Materiais de divulgação do CTA e acionadores em uma mesa.

Contextualizando…

A partir da Política de Ações Afirmativas do IFRS, aprovada pela Resolução IFRS nº 22 de fevereiro de 2014, fica estabelecido que 5% das vagas do processo seletivo de ingresso discente serão reservadas para pessoas com deficiência. Além disso, a Resolução IFRS nº 30 de 28 de abril de 2015 estabelece que em todos os cursos de pós-graduação do IFRS (especializações, mestrados e doutorados) será destinada pelo menos uma vaga para pessoa com deficiência. Desde a aprovação dessas normativas, o ingresso de alunos com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas vem crescendo no IFRS, totalizando aproximadamente 350 alunos desde 2014, sendo que, aproximadamente, 200 ingressaram apenas no ano de 2019.

Ações realizadas no início de 2019

Para receber esses alunos e garantir que seu processo de ingresso e permanência seja cada vez mais inclusivo e com bom nível de acessibilidade, diversos setores do IFRS, na Reitoria e nos Campi, vêm trabalhando em ações importantes, algumas delas em parceria com o CTA.

Divulgação do CTA na Reitoria e Campi

Uma das primeiras ações do ano, realizada juntamente com o setor de Comunicação da Reitoria, foi a divulgação do CTA na Reitoria e nos Campi do IFRS, a fim de divulgar o trabalho realizado no CTA e estimular os setores a buscarem assessoria quanto à escolha, uso e confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo para alunos e servidores com deficiência, como também no desenvolvimento de sites, portais, sistemas e documentos digitais acessíveis. Para essa ação, foram confeccionados cartazes contendo informação também em braille que foram afixados nos elevadores da Reitoria e em murais dos Campi. Junto aos cartazes foram disponibilizados panfletos sobre o CTA para retirada e uso da comunidade do IFRS.

Cartaz apresentando o CTA e, logo abaixo, panfletos para derem retirados e levados

Ação de divulgação do CTA

Mais acessibilidade para o processo seletivo de ingresso discente

Outra ação realizada foi uma reunião do CTA com a Pró-Reitoria de Ensino, para dialogar sobre as melhorias de acessibilidade que podem ser implementadas nas ações do processo seletivo de ingresso discente. A partir dessa conversa, os editais, formulários, e documentos relacionados ao ingresso discente apresentarão melhores níveis de acessibilidade, facilitando o acesso à informação e o preenchimento dos formulários para pessoas com deficiência. Exemplos incluem descrições de tabelas complexas e formulários online acessíveis para quem utiliza leitores de tela ou para aqueles que não conseguem preencher os formulários através da escrita e precisam fazê-lo digitalmente.

Tabela de quadro de vagas, com linhas e colunas mescladas, e logo abaixo sua descrição textual e link para formulário acessível

Exemplo de descrição de tabela complexa e de link para formulário acessível

Oferta de recursos e serviço de tecnologia assistiva

Tão importante quanto buscar garantir o ingresso de alunos com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas é realizar ações que possibilitem a permanência desses estudantes na instituição. O CTA, em parceria com os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) e Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) da Reitoria e dos Campi, auxilia, quando necessário, na escolha, confecção e uso de recursos de tecnologia assistiva por estudantes e servidores com deficiência. Esse processo, envolve conhecer o aluno ou servidor, entender suas potencialidades, suas necessidades e buscar, adaptar ou confeccionar o recurso de tecnologia assistiva mais apropriado a sua realidade.
Nesse ano, o CTA já iniciou esse trabalho com alunos que ingressaram na instituição, realizando testes para identificar os recursos mais adequados para atender as necessidades do aluno, de acordo com as atividades que deverá desenvolver em seu curso.

Aluno experimentando diferentes recursos de tecnologia assistiva, como facilitador de lápis, mouse adaptado, acionador e lupa eletrônica

Exemplo de testes com recursos de tecnologia assistiva com aluno com deficiência

Muitos do recursos de tecnologia assistiva indicados pelo CTA já existem, são gratuitos e podem ser encontrados no menu Tecnologia Assistiva – Ferramentas gratuitas de Tecnologia Assistiva no site do CTA.

Nos casos em que o recurso de TA necessário for comercial, o CTA poderá auxiliar para que o mesmo seja adquirido via projetos dos Campi (ensino, pesquisa ou extensão), ou, ainda, verificar a possibilidade de produzir o recurso a baixo custo ou prototipar um novo recurso de acordo com o contexto apresentado. Exemplo dos recursos já produzidos estão no menu Tecnologia Assistiva – Nossos recursos de TA no site do CTA.

Com base nessas ações, o CTA pretende continuar o trabalho em parceria com os demais setores do IFRS, para que, gradativamente, as barreiras de acessibilidade sejam removidas, a fim de construir uma instituição cada dia mais inclusiva para todos.