Início do conteúdo

Todas as Publicações

Acessibilidade na Educação a Distância: Estratégias para uma EAD inclusiva a partir do WCAG 2.0

Trabalhos acadêmicos - 26 de novembro de 2018

Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Informática na Educação da PUC/RS, apresentado por Bruna Poletto Salton. O trabalho pretende apresentar caminhos para uma Educação a Distância mais inclusiva, alinhada aos conceitos de acessibilidade, Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem. Com base no documento WCAG 2.0, buscou-se estabelecer algumas soluções práticas para tornar o ambiente e o conteúdo de…

Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual

Trabalhos acadêmicos - 26 de novembro de 2018

Tese de Andréa Poletto Sonza, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da perspectiva do usuário com limitação visual, esse trabalho objetiva estudar os aspectos fundamentais em Ambientes Virtuais para que atendam à Acessibilidade, Usabilidade e Comunicabilidade para com deficientes visuais no contexto do Desenho Universal.   Arquivos Documento…

Banner com o texto Dissertação

Do Ábaco ao Easy: Mediando Novas Formas de Aprendizado do Deficiente Visual

Trabalhos acadêmicos - 26 de novembro de 2018

Dissertação de mestrado apresentada à Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Modelagem Computacional da Fundação Visconde de Cairu, por André Luiz Andrade Rezende. Apresenta o desenvolvimento de tecnologias coerentes quanto ao conceito de desenho universal, a criação de novos espaços para formação profissional e a criação de novos canais de comunicação e acessibilidade, contribuindo com a integração social e autonomia de…

Banner com o texto Dissertação

Acessibilidade de Deficientes Visuais aos Ambientes Digitais/Virtuais

Trabalhos acadêmicos - 26 de novembro de 2018

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. Através de um referencial teórico que busca concatenar informações a respeito da Deficiência Visual, Inclusão e Recursos para o acesso à informação por invisuais, esse trabalho objetiva apresentar…

Capa Livro Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais

Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais

Nossos livros - 26 de novembro de 2018

O Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais surge para atender a demandas crescentes, tanto daqueles que encontram barreiras de acesso e utilização no meio digital, quanto dos que desejam trabalhar para a garantia de um mundo digital mais inclusivo, de modo que ele traga possibilidades e quebra de barreiras, que seja um facilitador na vida de todas as pessoas, inclusive…

Capa do do Livro Ações afirmativas - A trajetória do IFRS

Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva

Nossos livros - 26 de novembro de 2018

Em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu o convite da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLASCO) para contar a trajetória das ações afirmativas na instituição, em um volume da Coleção Estudos Afirmativos. A Coleção Estudos Afirmativos dedica-se a publicar iniciativas de instituições que adotam políticas de ação afirmativa, com o objetivo de…

Capa do Livro O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva

O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva

Nossos livros - 26 de novembro de 2018

O livro é fruto de nossa terceira edição do curso de aperfeiçoamento “O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva”, o qual faz parte das ações da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM), subsidiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação – MEC. O curso,…

Capa do Livro Soluções Acessíveis

Soluções Acessíveis: experiências inclusivas no IFRS

Nossos livros - 26 de novembro de 2018

A Pró-reitoria de Extensão do IFRS lança o livro “Soluções Acessíveis: experiências inclusivas no IFRS”, que engloba artigos nas áreas de inclusão e acessibilidade. Organizadores: Andréa P. Sonza, Bruna P. Salton e Jair A. Strapazzon Artigos e autores Checklist de Averiguação da Acessibilidade no IFRS (Ana Sara Castaman, Andréa P. Sonza, Ivanir N. Pigozzo, Jair A. Strapazzon, Luiza L. Loder,…

Capa do Livro Ações Afirmativas do IFRS

Ações Afirmativas do IFRS

Nossos livros - 26 de novembro de 2018

No início de 2014, depois de muito trabalho, fortalecido por encontros, debates e discussões, foi aprovada, pelo Conselho Superior do IFRS, a tão sonhada e necessária Política de Ações Afirmativas da instituição, “orientada para ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e de necessidades específicas,…

Capa do Livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais

Nossos livros - 26 de novembro de 2018

Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril de 2013, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de Acessibilidade Virtual, apoiado pelo IFRS e desenvolvido no IFRS – Câmpus Bento Gonçalves. Os orientadores do projeto em conjunto com…

Prancheta contendo um checklist com itens marcados e outras não, com o título acessibilidade

Checklist de acessibilidade para documentos do Office e PDF

Documentos e Ferramentas - 22 de abril de 2018

Um material digital concebido com acessibilidade deve possibilitar acesso, utilização e compreensão facilitada para o maior número possível de pessoas. Um documento é acessível quando não apresenta barreiras de acesso e uso. Podemos citar como exemplos de práticas que agregam acessibilidade a um documento: Oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo; Facilitar a navegação por teclado; Utilizar contraste adequado…

Integrantes do CTA e equipe da SETEC/MEC em estande

Equipe do CTA participa de Evento de Educação a Distância em Rio Grande

Notícias - 27 de outubro de 2017

A convite da SETEC/MEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação os integrantes da equipe do CTA Anderson Dall Agnol e Lael Nervis estiveram  expondo o Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais no ESUD –  XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância que ocorreu de 17 a…

Fim do conteúdo