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CTA enviará recursos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis a todos os campi do IFRS


Imagem mostrando um plano inclinado, um teclado com colmeia, lupa, caderno com pauta ampliada, lápis com engrossador, rotuladora braille, réguas de leitura, suporte para celular e materiais pedagógicos acessíveis

O Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS vem trabalhando para instrumentalizar a instituição para oferecer recursos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis aos estudantes com necessidades educacionais específicas. Nesse sentido, algumas das atividades vêm sendo realizadas por meio de ações relacionadas ao Projeto “Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS – CRTA”, o qual é uma ação institucional, financiada pelo Ministério da Educação, cujo objetivo principal é disseminar para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva.

A partir da verificação da demanda de cada unidade, diversas instituições da Rede EPCT já receberam kits com recursos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis. Além disso, atentos às demandas sociais e inclusivas do IFRS, pretende-se enviar a cada um dos 17 campi da instituição uma remessa de itens produzidos ou adquiridos pelo CTA e Projeto CRTA, incluindo recursos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis. Os recursos e materiais serão acompanhados de informações detalhadas sobre suas confecções e propósitos, contando, quando necessário, com links que darão acesso a manuais ou a tutoriais para replicação.

Os recursos e materiais, que serão destinados aos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) e aos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs), são os seguintes:

  • Lupa de mão;
  • Rotuladora manual Braille (Rotex) e fita: ferramenta para gerar fitas autoadesivas em Braille;
  • Teclado com colmeia: capa de acrílico sobreposta ao teclado que impede que pessoas com limitações físico-motoras ou com tremores esbarrem em teclas desnecessárias durante a digitação;
  • Plano inclinado: permite posicionar o livro ou o material a ser lido em uma base inclinada, facilitando a leitura;
  • Suporte para utilizar o celular como lupa: base que permite posicionar o celular em sua superfície e manuseá-lo durante o uso de um aplicativo de lupa;
  • Caderno com pauta ampliada: é um caderno com o espaçamento entre as linhas maior do que o de um caderno convencional e com as pautas mais marcadas, facilitando a escrita de estudantes com baixa visão;
  • Engrossador de lápis: facilita o manuseio de materiais como lápis, caneta e giz, para pessoas que apresentam dificuldade para segurar objetos escolares de espessura fina;
  • Réguas de leitura: melhoram as habilidades de leitura, evitando que o estudante pule linhas ou palavras em um texto; e
  • Materiais pedagógicos acessíveis: linhas do tempo histórico (Geral, Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), mapa das regiões hidrográficas do Brasil, célula vegetal, célula animal e camadas da Terra.

Os recursos e materiais pedagógicos serão enviados aos NAAfs e NAPNEs dos campi ao longo dos meses de março e abril.

 

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