Dicas
Usabilidade: dicas para tornar seu site mais fácil e intuitivo
Usabilidade refere-se à facilidade com a qual as pessoas podem utilizar uma ferramenta ou objeto com o propósito de realizar uma tarefa ou alcançar um objetivo específico. Assim, em seu conceito mais puro e simples, usabilidade significa permitir operar qualquer artefato sem que existam dificuldades ou barreiras. Partindo desse pressuposto, a usabilidade pode ser aplicada nas mais variadas áreas, como por exemplo, no desenvolvimento de ambientes digitais e nos conteúdos produzidos para web, atribuindo simplicidade e facilidade de uso a um programa de computador, site, portal, sistema ou conteúdo.
Observando o conceito de usabilidade é preciso tomar cuidado para não confundi-la com acessibilidade. Embora ambas tenham como foco o usuário e sites com bons níveis de usabilidade sejam sempre mais acessíveis, elas não significam a mesma coisa. Enquanto a acessibilidade se preocupa em prover o acesso a qualquer usuário independente de deficiência, limitação ou tecnologia, a usabilidade busca assegurar que qualquer um consiga usar o ambiente e que esse funcione da forma esperada pelo usuário. Para isso, ter um bom nível de usabilidade pressupõe oferecer facilidade de uso, de aprendizagem, de memorização, de produtividade, de execução de tarefas, a prevenção de erros e, como consequência, a satisfação do usuário.
O usuário quer acessar um site com a certeza de que ali encontrará o que procura sem esforços, do contrário, irá procurar o que necessita em outro local – daí a importância da usabilidade. Mas que fatores colaboram para garantir essa facilidade de uso? Eles são muitos, incluindo a forma de estruturar o ambiente, a maneira de disponibilizar as informações, o design, as cores, a linguagem utilizada, as funcionalidades oferecidas, entre outros detalhes. Algumas dicas podem auxiliar na busca por um ambiente com bom nível de usabilidade:
- Estruture o ambiente de maneira clara e intuitiva: comece pelo começo, organizando o espaço e demarcando cada área de informação, como por exemplo, topo, conteúdo, menu, rodapé, etc. Além disso, mantenha os links e funções mais utilizadas em evidência, como também aposte em uma boa relação de contraste entre as cores;
- Disponibilize informações de maneira simples e objetiva: o site deve buscar fornecer a informação desejada pelo usuário, evitando poluição e evidenciando o que é relevante;
- Seja consistente: as interações, comandos e apresentação do conteúdo devem procurar seguir um padrão e apresentar o mesmo resultado dentro das páginas. Um exemplo é procurar manter uma mesma estruturação de páginas, manter o mesmo posicionamento para o campo de busca, dentre outras;
- Utilize a linguagem apropriada: produza o conteúdo com foco no usuário, construa as páginas conforme a lógica de navegação do visitante, utilize parágrafos curtos e bem estruturados, faça uso de palavras-chave;
- Facilite a busca por conteúdos e funcionalidades: o usuário deve conseguir encontrar conteúdos e funcionalidades de maneira ágil e intuitiva. Para isso, é indispensável disponibilizar recursos como campo de busca, página de contato e página de ajuda;
- Procure não sobrecarregar a memória do usuário: o ambiente deve ser o mais intuitivo possível para facilitar o aprendizado das ações pelo usuário, de modo que ele consiga memorizar caminhos e criar um mapa mental que irá auxiliá-lo durante a navegação por todas as páginas. Um exemplo são as “migalhas de pão” ou breadcrumbs, que são um conjunto de links das páginas visitadas até a atual, normalmente ficam no topo da página e informam algo do tipo “você está em: página inicial > página interna”;
- Minimize erros: investigue os erros mais frequentes que ocorrem no seu ambiente e procure evitar que ocorram. Verifique se os links remetem ao local informado, se os botões, funcionalidades e ações funcionam da maneira esperada;
- Facilite a navegação: devem ser oferecidos mecanismos que facilitem a navegação e a busca por informações, proporcionando o acesso rápido e facilitado aos conteúdos e funcionalidades desejadas pelo usuário. Exemplos desses mecanismos são os atalhos de teclado, o sumário de âncoras (links), campos de busca, links para páginas de ajuda, etc.;
- Forneça feedbacks – as atividades que requerem interação do usuário devem oferecer respostas e mensagens que facilitem a execução das tarefas como também a correção de erros. Exemplos são as instruções para preenchimento dos formulários e as mensagens que retornam caso os mesmos sejam preenchidos de maneira incorreta.
Ao construir seu site, portal ou sistema web procure lembrar das dicas acima, já que tão importante quanto acessar a informação é também conseguir utilizá-la de maneira facilitada e efetiva. Por fim, ambientes com melhores níveis de usabilidade facilitam a interação de todos os usuários, inclusive daqueles que utilizam recursos de Tecnologia Assistiva, melhorando, assim, a acessibilidade do ambiente.