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Ações Afirmativas do IFRS


Capa do Livro Ações Afirmativas do IFRS

No início de 2014, depois de muito trabalho, fortalecido por encontros, debates e discussões, foi aprovada, pelo Conselho Superior do IFRS, a tão sonhada e necessária Política de Ações Afirmativas da instituição, “orientada para ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e de necessidades específicas, e para a defesa dos direitos humanos”.

A aprovação desta Política, carinhosamente chamada de PAAf, pode ser considerada um marco importante no que se refere à inclusão e à igualdade de condições no acesso, permanência e êxito de todos os alunos, indistintamente, em todos os cursos do IFRS.

Para brindar essa conquista, estamos lançando o livro “Ações Afirmativas do IFRS”, contando histórias de lutas, de desafios e de sucessos que os Câmpus do nosso Instituto têm enfrentado e conquistado, mesmo antes da aprovação da referida PAAf.

O livro é composto pelos seguintes artigos:

  • Política de Ações Afirmativas do IFRS
  • A Política de Ações Afirmativas do IFRS: a Caminho da Escola Justa? (Vinícius Lima Lousada)
  • O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul:práticas na Educação Básica (Tatiane Dumerqui Kuczkowski; Cláudio Kuczkowski)
  • Reflexões Sobre Direitos Humanos e Política Pública no Contexto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec (Viviane Silva Ramos; Clarice Monteiro Escott)
  • Algumas considerações sobre o acesso e a permanência indígena no IFRS – Câmpus Sertão (Alexandra Ferronato Beatrici; Vanda Aparecida Fávero Pino; Darci Emiliano; Rodrigo Ferronato Beatrici)
  • Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Câmpus Porto Alegre: uma ferramenta a serviço da democracia social e da formação continuada de professores e estudantes (Andréa Ribeiro Leal; Cristiane Gomes da Silva; Jaqueline Rosa da Cunha; José Antônio Padilha dos Reis)
  • Estado, políticas públicas e povos indígenas: breve histórico da atuação política indigenista e a formação do Conselho de Articulação do Povo Guarani no Rio Grande do Sul (CAPG/RS) (Lucas Coradini; Fernando Henrique Brasil Teles)
  • Educação, Intersubjetividade, Etnicidade e Reconhecimento: reflexões sobre as experiências do NEABI do IFRS Campus Rio Grande (Dardo Lorenzo Bornia Junior)
  • O estabelecimento de processos reflexivos sobre etnicidade negra no contexto da ciência e tecnologia (Neilo Márcio da Silva Vaz; Ezequiel de Souza; Viviani Rios Kwecko)
  • A Inclusão da Diversidade no IFRS – Câmpus Bento Gonçalves (Letícia Schneider Ferreira; Sirlei Bortolini)
  • Rastros da Colonização: por uma História dos Povos (André Luiz Portanova Laborde; Felipe Feijó)
  • Não me chame Estrangeiro: somente olhe nos meus olhos… (Rose Elaine Barcellos Duarte Arrieta)
  • O NEABI e as Relações Étnico-Raciais em Caxias do Sul/RS (Olavo Ramalho Marques; Victoria Carpowinski Kryzozun; Mariana Morais Pereira; Carmen Rosemeri Fagundes de Souza)
  • Experiências “Multidisciplinares” Inclusivas no IFRS – Câmpus Ibirubá (Daiane Toigo Trentin; Dioneia Magda Everling; Maria Inês Simon; Raquel Dalla Lana Cardoso)
  • Ações Inclusivas nas dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão (Lisiane Cézar de Oliveira; Roger Lavarda; Lucas Ferreira da Silva; Yasmim Borghetti Schumann; Jair Bottega)
  • Concursos Públicos – Assegurando Direitos às Pessoas com Deficiência (Anderson Dall Agnol; Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Everaldo Carniel)
  • Pessoas com Deficiência e o Curso Técnico (Gilberto João Pavani)
  • Orientações para o exercício da docência em sala de aula regular com alunos surdos inclusos (Carla Regina André Silva; Lucas de Almeida Soares)
  • O discurso na formação de professores quanto à temática inclusiva (Melina Trentin Rosa; Naiara Dal Zotto; Ingrid Gonçalves Caseira; Kelen Berra de Mello)
  • As relações de gênero no Ensino Técnico: um debate necessário (Edson Carpes Camargo; Andréia Zanchetti; Luan Cisco)
  • Diversidades e Educação: desafios e perspectivas (Jair Adriano Strapazzon)

 

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