Dicas
Ferramentas de acessibilidade no Android
O sistema operacional Android possui ferramentas de acessibilidade que possibilitam a utilização de pessoas com alguma deficiência visual, auditiva, física e intelectual. Como muitas marcas adaptam o sistema original Android, as configurações das ferramentas de acessibilidade podem variar de um modelo a outro. Entretanto, geralmente, a acessibilidade encontra-se no ícone de configurações do dispositivo. Ainda, algumas ferramentas já estão presentes no sistema e outras precisam de aplicativos que podem ser baixados na Google Play Store.
Ferramentas de apoio para a visão
TalkBack (leitor de tela)
Permite que o usuário controle o dispositivo sem usar os olhos, usando gestos como deslizar e tocar. O Talkback lê os possíveis comandos a serem realizados pelo usuário, por exemplo, quando o usuário toca uma única vez sobre um comando, o Talkback lerá o comando ao usuário e para acioná-lo ele deve tocar duas vezes no mesmo comando. A configuração dessa ferramenta vai depender do fabricante do dispositivo e também da versão do sistema Android presente no aparelho.
O TalkBack possui também o teclado em Braille e o usuário pode usar seis dedos na tela para escrever em seis pontos de Braille. Para saber mais sobre o TalkBack, acesse:
- Primeiros passos para usar o Talkback
- Vídeo do canal do Android sobre o TalkBack
- Como ativar e usar o teclado em Braille
Ferramenta para baixa visão
O Android permite que seja ajustado o tamanho da fonte e da tela. Além disso, é possível colocar o texto em negrito, alterar o contraste da tela, bem como o tema do dispositivo para o modo escuro. Também é possível usar a inversão de cores e dar zoom nos detalhes com a ferramenta de ampliação.
Lookout
Permite utilizar a câmera do smartphone para identificar objetos e ler textos. Esse aplicativo pode ser baixado na Play Store. Para usá-lo, basta que o usuário utilize o comando “Ok Google, abra o Lookout”. Para saber mais, acesse o vídeo elucidativo de como usar o Lookout.
Google Assistente
Com a voz, o usuário pode falar com o Google Assistente, ativando essa ferramenta dizendo “Ok Google”. O assistente é integrado com outros aplicativos, assim é possível o usuário solicitar ouvir músicas ou assistir vídeos em determinados aplicativos, como no Youtube ou no Spotify, por exemplo. Ainda, é possível definir lembretes, abrir e-mails, criar alarmes, saber como está o clima e enviar mensagens de texto. Saiba mais sobre o Google Assistente.
Ferramentas de apoio para a audição
Transcrição instantânea e notificação de sons
Permite converter a voz em texto. Assim, por exemplo, uma pessoa com deficiência auditiva pode usar o aplicativo para ler o que a pessoa está conversando. Além disso, a notificação de sons permite que o telefone vibre quando sons importantes forem identificados pelo smartphone, como sirenes, campainhas, latidos, e até o próprio nome do usuário, caso alguém o esteja chamando. Acesse o link para download do aplicativo de transcrição e notificação de sons.
Legenda instantânea
Por meio dessa ferramenta, é possível realizar a transcrição de vídeos, mensagens de áudio e podcasts. Existem sistemas que já permitem também a transcrição de ligações. O tamanho e o estilo das legendas podem ser alterados de acordo com a necessidade do usuário. Saiba mais sobre a legenda instantânea.
Amplificador de som
Permite filtrar, aumentar e amplificar os sons no seu ambiente ou no dispositivo Android por meio do uso de fones de ouvido com fio ou Bluetooth. Existe ainda a possibilidade de parear aparelhos auditivos com o dispositivo Android do usuário, possibilitando ouvir com maior clareza. Para saber mais, acesse:
Ferramentas de apoio para a mobilidade
Acesso com interruptor
Permite que o usuário use o seu dispositivo Android através da utilização de um ou mais interruptores (acionadores) sem usar a tela touchscreen. Por meio do interruptor é possível o usuário destacar um item por vez que aparece na tela, indo até o pretendido para fazer a seleção. O interruptor pode ser do tipo externo (dispositivo que envia um sinal de pressionamento de tecla), externo (um teclado USB ou Bluetooth) ou até mesmo os próprios botões do Android (botão de aumentar ou diminuir volume), opção destinada a desenvolvedores. Saiba como utilizar o acesso com interruptor.
Ferramentas de apoio para a cognição
Action Blocks
Por meio desse aplicativo o usuário pode adicionar ações comuns na tela inicial de seu smartphone com um nome ou uma imagem. Por exemplo, um usuário com deficiência intelectual pode criar uma ação de fazer uma chamada telefônica e colocar a imagem dessa pessoa na ação. Saiba como ativar o Action Blocks e criar ações no Android.
Menu de acessibilidade
É um recurso exibido na tela que permite realizar certas ações no dispositivo com maior facilidade, como: fazer capturas de tela, bloquear a tela, abrir o Google Assistente, abrir configurações rápidas e as notificações, aumentar ou diminuir o volume, e aumentar ou diminuir o brilho. Saiba como ativar e usar o menu de acessibilidade.