Documentos e Ferramentas
Checklist de acessibilidade para documentos do Office e PDF
Um material digital concebido com acessibilidade deve possibilitar acesso, utilização e compreensão facilitada para o maior número possível de pessoas. Um documento é acessível quando não apresenta barreiras de acesso e uso. Podemos citar como exemplos de práticas que agregam acessibilidade a um documento:
- Oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo;
- Facilitar a navegação por teclado;
- Utilizar contraste adequado de cores;
- Não utilizar somente cor para transmitir informações;
- Formatar os títulos utilizando os estilos;
- Oferecer alternativas para áudio e vídeo;
- Utilizar cada elemento para seu propósito, ou seja, itens de lista para listas, tabelas para dados tabulares, etc.
Considerando essas e outras práticas para a criação de documentos digitais acessíveis, a equipe do CTA desenvolveu um checklist para verificar a acessibilidade de um documento digital, o Checklist de Acessibilidade para Documentos do Office e PDF (documento PDF, 205KB). Através desse checklist, poderão ser verificados os principais pontos que conferem acessibilidade a um documento.
Para saber mais sobre a criação de documentos digitais acessíveis, acesse o Manual de Acessibilidade em Documento Digitais, publicado pelo CTA em 2017.