Início do conteúdo

XULIA: software que permite controlar o computador por voz


Como forma de favorecer a inclusão digital e contribuir para a autonomia e produtividade das pessoas que tenham limitações físico-motoras, o software XULIA proporciona o acesso ao mundo digital utilizando apenas comandos de voz, substituindo integralmente o uso do teclado e do mouse em computadores. O programa é totalmente gratuito e está disponível em língua portuguesa. O download pode ser feito através da página do XULIA.

Após a instalação, o software cria uma caixa cinza no centro inferior da tela, chamada de “tela de status”. Essa tela apresenta um microfone, que permite ativar ou desativar o XULIA a partir de um clique do mouse sobre ele. Além disso, a tela também apresenta o último comando utilizado e contém uma barra de precisão, que indica se o comando foi reconhecido (quando a barra enche totalmente) ou se não foi reconhecido (a barra esvazia-se):

Tela de status do XULIA. Há uma caixa cinza que apresenta um microfone, uma barra de precisão e os últimos comandos utilizados.

Uma vez aberto, o aplicativo estará atento à voz do interlocutor, que deverá posicionar-se, preferencialmente, próximo ao microfone. Entre os diversos comandos, é possível controlar o mouse, digitar, movimentar janelas, abrir e fechar programas, responder formulários, etc. Os comandos de voz estão disponíveis na Ficha de Comandos do XULIA.

Os desenvolvedores disponibilizam, também, o Manual do Usuário do XULIA, com informações mais detalhadas, inclusive sobre como cadastrar novos comandos.

O XULIA está disponível para computadores cujo sistema operacional seja o Windows 8 ou superior e que tenham o Google Chrome como navegador principal.

Fim do conteúdo