Início do conteúdo

Série de vídeos sobre terminologias recomendadas na educação inclusiva


imagem contendo o texto: série sobre o uso de terminologias, vídeo 1

Os conceitos e, consequentemente, as terminologias relacionadas a eles mudam conforme os contextos históricos e culturais. Assim, em qualquer área, é importante acompanhar essa evolução e utilizar as palavras tecnicamente adequadas para que sejamos compreendidos corretamente. Quando falamos em inclusão das pessoas com deficiência, ao utilizarmos as definições que são consideradas mais adequadas no contexto atual, estamos evitando o uso de termos ultrapassados, que reforçam estereótipos que não condizem com uma sociedade que busca a equidade e respeita as diferenças.

Com isso em mente, criamos, no âmbito do Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva, a Série de vídeos – Terminologias recomendadas no âmbito da educação inclusiva.

A série é composta por 18 vídeos, que abordam termos como “pessoas com deficiência”, “estudantes com necessidades educacionais específicas”, “Libras”, “Plano Educacional Individualizado”, “avaliação biopsicossocial da deficiência”, “Tecnologia Assistiva”, dentre outros.

Confira!


Fim do conteúdo