Início do conteúdo

Dicas para configurar o Mac OS para usuários com baixa visão


Como mencionado na postagem Como configurar o Windows para usuários com baixa visão, ao acessarem o computador, pessoas com baixa visão geralmente necessitam de algumas adaptações ou recursos para que o sistema se torne mais acessível, como por exemplo, a ampliação da fonte, ampliação dos ícones, ampliação do ponteiro do mouse, alteração do contraste, dentre outros. Os sistemas operacionais, por padrão, já oferecem essas possibilidades, sendo necessário apenas ativá-las ou configurá-las.

Nesta postagem serão apresentadas algumas dicas de configurações e recursos de acessibilidade existentes no sistema operacional Mac OS que podem ajudar usuários que têm baixa visão. A versão do sistema escolhida foi o Mac OS 10.14 Mojave, por ser a mais atual. Nessa postagem você encontrará:

Para encontrar essas configurações, acesse a opção “Preferências do Sistema” que aparece no Dock (barra com os aplicativos e pastas mais utilizados).

Opções para ampliação do monitor

Na janela de “Preferências do Sistema”, escolha a opção “Monitores”.

Janela de "Preferências do Sistema" com a opção "Monitores" selecionada.

Na janela seguinte, na aba “Monitor”, na configuração de “Resolução”, deve-se marcar a opção “Redimensionada” e, em seguida, marcar a opção “Texto Maior”.

Janela de "Monitores", com a aba "Monitor" selecionada e a opção de "Resolução"marcada como "Redimensionara, "Texto Maior".

Pronto, a resolução de tela foi ampliada para o tamanho máximo de exibição.

Opções para ampliar os ícones do sistema

Na janela de “Preferências do Sistema” escolha a opção “Dock”.

Janela de "Preferencias do Sistema" com a opção "Dock"selecionada.

Será apresentada uma janela com diversas opções.

Janela com as configurações do 'Dock", com foco nas opções "Tamanho" e "Ampliação".

Dentre as opções desta janela, as mais úteis para usuários com baixa visão são:

  • Tamanho: Essa opção permite escolher o tamanho da barra do Dock. Nesse caso, para facilitar a visualização dessa barra por usuários com baixa visão, deve-se arrastar o controle até a opção “Grande”.

Dock do sistema com tamanho ampliado.

  • Ampliação: Essa configuração quando marcada, permite escolher se os ícones do Dock serão ampliados ao receberem o ponteiro do mouse. Para facilitar a visualização dos itens pelo usuário, recomenda-se deslizar o controle até a opção “Máxima” .

Ícones do Dock ampliados ao receberem foco com o ponteiro do mouse.

Pronto, o tamanho do “Dock”e dos ícones foram aumentados.

Opções para ampliar/reduzir o conteúdo

Agora, para continuar as configurações, na janela de “Preferências do Sistema”, escolha a opção “Acessibilidade”.

Janela de "Preferências do Sistema", com a opção "Acessibilidade" selecionada.

Na janela com as configurações de acessibilidade escolha a aba lateral “Ampliar/Reduzir”.

Janela de opções de acessibilidade, aba lateral "Aumentar/Reduzir".

ssa aba apresenta as principais configurações de ampliação para o sistema. As opções contidas nesta tela incluem:

  • Usar atalhos de teclado para zoom: Essa configuração deve ser marcada para que o usuário com baixa visão consiga utilizar os principais atalhos de teclado para aumentar o conteúdo, como por exemplo, alternar zoom (ativado e desativado com Command + Option + 8), ampliar (Command +) e reduzir (Command -) e alternar imagens suaves (melhorar imagens que contêm texto quando ampliadas com Command + Option + /).
  • Usar gesto de rolagem com teclas modificadoras para zoom: Essa opção deve estar marcada para permitir ao usuário escolher uma das teclas de controle (Command, Option ou Control) para que, quando utilizada em conjunto com o movimento de rolagem do mouse, permita ampliar e diminuir o conteúdo instantaneamente.
  • Suavizar imagens: Quando essa opção estiver marcada, ela será útil no momento em que usuários com baixa visão ampliarem imagens que contenham texto, diminuindo possíveis distorções e facilitando assim a leitura.
  • O zoom acompanha o foco da digitação: Essa opção deve ser marcada para que quando o usuário estiver em um espaço de edição, como por exemplo, um formulário, editor de texto, planilhas e ampliar a janela, o foco automaticamente acompanha o que está sendo digitado, impedindo que o usuário se atrapalhe.
  • Falar itens sobre o cursor: Essa opção deve ser marcada apenas se o usuário desejar ouvir por voz o texto que estiver em foco com o cursor do mouse. Caso o usuário deseje ouvir o texto, ele pode escolher se deseja ouvir apenas quando algo estiver ampliado ou se deseja ouvir sempre. Além disso, é possível configurar também quanto tempo irá levar para o usuário ouvir a leitura após o texto receber o foco do mouse.
  • Estilo do zoom: Esta opção permite configurar como será o zoom do sistema. É possível escolher entre as opções “Tela Cheia” (marcada como padrão) ou “PIP” (estilo de lente de aumento). Além disso, ao clicar em “Opções” é possível ter acesso a configurações avançadas de cada uma das formas de ampliação, com por exemplo, movimentação do cursor do mouse durante a ampliação, estilo do cursor, inversão de cores, estilo da ampliação, dentre outras opções.

 

Ampliação do sistema no modo de tela cheia.

 

Ampliação do sistema no modo PIP.

 

Agora que as opções de aumentar/reduzir a exibição do conteúdo foram configuradas, basta seguir para as opções de exibição.

Opções de exibição de conteúdo

Para continuar as configurações de acessibilidade, ainda na janela “Acessibilidade” escolha a aba lateral “Exibição”.

Janela de opções de acessibilidade, aba lateral "Exibição".

ssa aba contempla diversas configurações para melhorar a exibição das informações para diferentes perfis de usuário, mas as mais úteis para usuários com baixa visão são:

  • Inverter cores: Ao marcar essa opção as cores do monitor serão invertidas, fornecendo uma opção de alto contraste com fundo preto e letra branca que será aplicada a todo o sistema, ajudando usuários com baixa visão na leitura das informações.

 

Janela do sistema com cores invertidas (fundo preto com letra branca).

  • Aumentar contraste: Ao marcar essa opção ela destaca o contraste dos itens na tela, realçando bordas, ícones, caixas de marcação e seleção, controles dentre outros ícones. Além disso, é possível aumentar o contraste tanto no modo de exibição normal, como também no modo de cores invertidas.

Janelas do sistema comparando a exibição no contraste normal e no contraste aumentado.

Janela do sistema com com cores invertidas comparando o contraste normal e o contraste aumentado.

  • Contraste do monitor: Essa opção pode ser usada para configurar manualmente um contraste específico para o usuário, caso a opção de “Aumentar contraste” não seja suficiente. Assim, podem ser feitos testes com o usuário para encontrar o contraste que melhor lhe atenda.
  • Tamanho do cursor do mouse: Essa opção permite aumentar o ponteiro do mouse, tornando-o bem maior do que o tamanho padrão. O tamanho aumentado permite que o usuário com baixa visão consiga localizar e utilizar o mouse com mais facilidade.

Ponteiro do mouse ampliado.

  • Agitar controle do mouse para localizar: Essa opção se torna bastante útil e auxilia o usuário com baixa visão a encontrar o ponteiro do mouse na tela. Assim, ao agitar rapidamente o ponteiro do mouse, ele automaticamente aumenta ainda mais de tamanho facilitando que seja encontrado.

Dicas de recursos

Existem casos em que o resíduo visual do usuário é bastante reduzido e as configurações acima não são suficientes para proporcionar o acesso facilitado ao computador. Nesses casos, os usuários podem utilizar recursos para complementar as configurações apresentadas, tais como:

  • Utilizar uma TV ou monitor maior: Se o computador possuir uma tela pequena como no caso de um macbook, procure comprar um adaptador para HDMI ou VGA e conectá-lo a uma TV ou monitor maior, facilitando a visualização da tela.
  • Utilizar extensões de navegadores: Existem extensões para navegadores que possibilitam alterar o esquema de cores nas páginas da web, auxiliando pessoas com baixa visão, daltonismo, problemas de concentração ou dificuldades na leitura.
  • Fazer uso de um teclado com alto contraste: Teclados com cores contrastantes (fundo preto, teclas amarelas ou brancas) podem facilitar a digitação e são um recurso interessante para quem está iniciando na área da informática.
  • Utilizar o leitor de tela VocieOver: Se ainda existirem dificuldades, os usuários com baixa visão podem usar gratuitamente o leitor de tela VoiceOver que vem como recurso de acessibilidade padrão. O leitor transformará em fala toda as informações textuais do sistema, não sendo necessário que o usuário utilize seu resíduo visual.

Texto consultado

Acessibilidade no Mac OS, opções de configuração para visão.

 

 

 

Palavras-chave

,  ,  ,