Início do conteúdo

Ampliadores de tela


Aumentam o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador para os usuários com baixa visão.

  • Lupa do Windows: Aplicativo padrão do Windows que permite zoom de até 1600%. É possível personalizar a disposição do efeito nos modos: tela inteira, lente e ancorado. Para ativar a lupa no Windows 10 pressione a tecla do logotipo do Windows‌ + Sinal de adição (+) no teclado e, para desativá-la pressione a tecla do logotipo do Windows + Esc. Através do mouse, é possível ativar a lupa pelo seguinte caminho: Iniciar  > Configurações > Facilidade de Acesso > Lupa e alterne em Ativar Lupa.
  • LentePro (Windows): Software que faz parte do Projeto DOSVOX. Mostra uma área da tela ampliada numa janela, como se fosse uma lente de aumento. O índice de ampliação da imagem pode variar de 1 a 9 vezes e o trecho mostrado pode acompanhar dinamicamente a posição do mouse ou ser fixada pelo usuário.
  • Virtual Magnifying Glass (Windows, Mac OS, Linux): Abre uma janela que acompanha o cursor do mouse e amplia os elementos da tela.
  • Lightning 3 (Windows): Lupa digital com seis níveis de zoom, efeito negativo e quatro opções de cores para o ponteiro do mouse. É possível aplicar o efeito em toda a tela ou em uma janela anexada ao cursor.
  • Magnifixer (Windows): Uma janela exibe de maneira ampliada o conteúdo explorado pelo cursor do mouse em uma tela que pode ser redimensionada e realocada na tela.
  • ZoomIt (Windows): Apertando uma tecla pré-definida na instalação do software é acionado um zoom na tela, possibilitando uma melhor leitura dos itens presentes.†