Início do conteúdo

Deficiência Visual


Be My Eyes (gratuito, iOS)

http://bemyeyes.com/

Sua proposta é conectar pessoas que enxergam a pessoas com deficiência visual. Quando a pessoa com deficiência visual precisar de auxílio irá iniciar uma ligação de vídeo e um voluntário irá ajudá-lá.

 

Eloquence Text To Speech (R$ 57,00, Android)

https://play.google.com/store/apps/details?id=es.codefactory.eloquencetts

Sintetizador de voz, esse aplicativo transforma texto em linguagem normal (fala). Pode ser utilizado numa vasta gama de aplicativo como Talkback, Google Maps, Play Books, Google Translate, entre outros.

 

Dinheiro Brasileiro (gratuito, Android)

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.bcb.mobile.android.appnotas&hl=pt

Auxilia o pessoas com dificuldades visuais a reconhecer cédulas.

Opinião: Aplicativo ótimo que reconhece bem a cédula e é bem rápido.

 

CamFind (gratuito, Android e iOS)

http://camfindapp.com/

Descreve imagens, apresentando as características básicas de uma foto selecionada da galeria ou tirada na hora.

Opinião: É muito bom, faz detalhes das imagens como cores e até marcas, depois disso procura no google coisas relacionadas(produtos). Bem útil.

 

Ubook (gratuito, Android e iOS)

http://www.ubook.com/welcome
Ubook para IOS / Ubook para Android

Software do tipo streaming, como o Spotify, por exemplo, a diferença é que o produto oferecido são audiolivros.

Opinião: Muito bom, apesar de ter que ser assinante(não sei se precisa pagar), os narradores dos livros são bons e possui categorias específicas.

 

iBrailler Notes (gratuito, Android e iOS)

http://www.ibrailler.com/

Permite escrever em Braille com o uso de um iPad, podendo criar, editar e compartilhar anotações. Para facilitar ainda mais seu uso, o app deve ser usado em conjunto com o recurso VoiceOver do iOS.

 

Color ID (gratuito, Android e iOS)

Color ID para iO / SColor ID para Android

Com o uso da câmera do dispositivo, o aplicativo é capaz de reconhecer e verbalizar tons de cores para o usuário.

Opinião: Reconhece bem as cores, o problema é que eu não achei versão em português, e a mulher que diz as cores fala inglês muito mal.

 

Georgie Launcher (gratuito, Android)

https://play.google.com/store/apps/details?id=net.screenreader.GeorgieLauncher&hl=pt_BR

Interface para Android projetada para deficientes visuais, deixando a interface do Android mais “clean”. Com apenas um toque é possível escutar qual função você está tocando, possui também controle de volume por comando de voz.

Opinião: Muito bom, utiliza de icons grandes e de fácil acessibilidade, e o contraste se aplica quando é colocado dois dedos em cima da opção.

 

Digit Eyes(USD 9.99, iOS)

https://itunes.apple.com/br/app/digit-eyes/id376424490?mt=8

Leitor de código de barras, que reconhece o produto lido e fala detalhes, como marca e ingredientes.

 

LookTel Recognizer (USD 9.99, iOS)

http://www.looktel.com/recognizer

Aplicativo usa a câmera do dispositivos, para através de comandos de voz informar ao usuário o que está ao seu redor, identificando objetos e locais. O aplicativo também oferece um leitor de código de barras para ajudar na precisão dos resultados.

 

CPqD Alcance (gratuito, Android)

https://www.cpqd.com.br/solucoes/cpqd-alcance/

Sua função é facilitar o uso de dispositivos touch screen para pessoas com deficiências visual. Possui um interface simples com ícones grandes, além de função de narração e leitor de textos.

Opinião: Possui uma interface boa, com diversas opções,parecida com o android, porém trava muito e não permite fechar o aplicativo.

 

Nant Mobile Money Reader (gratuito, iOS)

https://itunes.apple.com/br/app/nantmobile-money-reader/id417476558?mt=8

Funciona como um leitor de cédulas, ele reconhece e fala seu valor. Basta apontar a câmera do dispositivo para a nota e o aplicativo irá reconhecer seu valor.

 

Aipoly Vision (Gratuito, Android e iOS)

http://aipoly.com/

O objetivo desse aplicativo é transformar imagens em som, basta apontar a câmera do dispositivo para o objeto que o aplicativo o reconhece e fala qual é o objeto em questão.

Opinião: Aplicativo ruim, pois não reconhece bem os objetos e não possui versão em português. Apontei a câmera para uma cadeira e o aplicativo disse que era uma máquina de café.

 

Light Detector (USD 1.99, iOS)

https://itunes.apple.com/br/app/light-detector/id420929143?mt=8

Este aplicativo transforma em som a intensidade de luz com o uso da câmera do dispositivo. Este aplicativo auxilia deficientes visuais em detectar se luzes estão ligadas, janelas abertas, persianas estão abertas, etc.

 

Seeing AI (gratuito, iOS)

https://itunes.apple.com/us/app/seeing-ai-talking-camera-for-the-blind/id999062298

Aplicativo de inteligência artificial voltado para portadores de deficiência visual, sua missão é narrar ao usuário tudo ao seu redor. Segundo a Microsoft, usa fabricante, o aplicativo tem o poder de reconhecer desde pessoas até objetos, podendo inclusive identificar seu estado de humor.

Por enquanto o aplicativo está disponível somente nos estados Unidos, mas segundo sua fabricante logo mais estará disponível em outros países, inclusive no Brasil.

Fim do conteúdo