Início do conteúdo

Manual de uso do Acionador de Bastão


O acionador é um artefato que serve para acionar algo, sendo muito útil às pessoas com limitações físico-motoras, já que os acionadores podem ser confeccionados em vários formatos, tamanhos e modos de acionamento (por pressão, toque, sopro, som, etc.), aproveitando o movimento residual do usuário.

O acionador de bastão é um acionador de pressão, em formato cilíndrico, de comprimento palmar, com tecla de acionamento que percorre toda a extensão do corpo deste artefato. O seu acionamento ocorre através de pressão em qualquer parte da superfície da tecla.


É importante salientar que o acionador funciona sempre em conjunto com outro dispositivo, como podemos ver na imagem a seguir, na qual o acionador está ligado a um mouse, sendo este adaptado com entrada para um acionador. Neste caso, o acionador adquire a função de clique esquerdo.

Já na imagem a seguir, o acionador foi ligado a um mouse de botão, adquirindo uma de suas funções, conforme a entrada a qual ele foi ligado, podendo ser: clique esquerdo, clique direito, clique preso, segunda função ou um dos direcionais (esquerda, direita, para cima ou para baixo).

O acionador de bastão utiliza conector do tipo Plug P2 mono metálico para a conexão com os demais dispositivos.

Há um elástico que serve para mantê-lo na mão do usuário.


As extremidades do elástico são fixadas nas extremidades do acionador por meio de terminais, os quais podem girar 360° em seus eixos de encaixe, permitindo a troca de posição do elástico. Desse modo, é possível posicionar o acionador de maneira que o acionamento ocorra tanto com os dedos, quanto com a palma da mão, por exemplo.


Não havendo necessidade de utilizar o elástico, ele pode ser removido, desencaixando-se os terminais das extremidades.


Fim do conteúdo