Início do conteúdo

Manual de confecção do caderno com pauta ampliada


É um caderno com o espaçamento entre as linhas maior do que o de um caderno convencional e com as pautas mais marcadas. É indicado para pessoas com baixa visão, uma vez que esse recurso possibilita a ampliação do campo de leitura e escrita para o usuário, auxiliando no seu desenvolvimento.

O caderno confeccionado no CTA possui, em média, 100 folhas (frente e verso), com pautas ampliadas variando entre 1cm, 2cm e 4cm de espaçamento. É encadernado com capa transparente e contracapa preta, com um espiral no centro, que une as folhas e facilita o seu manuseio.


Materiais e instrumentos necessários

  • Folhas A4 (verificar com usuário que tem baixa visão se sua preferência é por papel convencional ou reciclado);
  • Capa para encadernação transparente;
  • Contracapa para encadernação preta;
  • Espiral;
  • Impressora para impressão das folhas com pauta ampliada;
  • Máquina perfuradora para encadernação.

Passo a passo

  1. Verificar com o usuário qual o tamanho do espaçamento entre as pautas que melhor atenda a sua necessidade. Os arquivos disponibilizados apresentam pautas com espaçamento de 1cm, 2cm ou 4cm.
  2. Baixar o arquivo em PDF do modelo de pauta no espaçamento desejado e o arquivo do modelo de capa. Caso necessite editar, faça download dos arquivos editáveis.
  3. Imprimir a capa, a contracapa e as páginas internas do caderno, na quantidade desejada. Para imprimir frente e verso, é necessário, primeiramente, imprimir o arquivo “frente” na quantidade desejada de páginas e, depois, utilizar as mesmas folhas para imprimir o arquivo “verso”.
  4. Separar um bloco de folhas para fazer a perfuração na máquina – verifique a quantidade de folhas que a máquina consegue perfurar de uma só vez (em nossa máquina, realizamos a perfuração de blocos de 20 folhas por vez). É importante atentar-se para a ordem em que a contracapa se encontra na hora da perfuração.
  5. Furar também a capa transparente e a contracapa preta para a encadernação.
  6. Organizar a capa, as folhas e a contracapa na ordem certa. Enrolar o espiral por entre os furos até o final e dobrar a ponta que sobrar em direção ao centro da espiral, dos dois lados.
  7. Abaixo segue a foto de como devem ficar os cadernos após finalizar a montagem.

Fim do conteúdo