Início do conteúdo

Lançamento virtual do livro “AFIRMAR – a inclusão e as diversidades no IFRS: ações e reflexões”


Capa do livro Afirmar contendo um mosaico colorido e logos da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade, Pró-Reitoria de Ensino e IFRS.

Está sendo lançado virtualmente o livro AFIRMAR – A inclusão e as diversidades no IFRS: ações e reflexões. A obra traz um panorama de práticas e ações relacionadas às políticas de ações afirmativas, inclusivas e de diversidade propostas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que são pilares importantes do Projeto Pedagógico Institucional.

A obra é composta por trinta artigos, escritos por mais de 60 pessoas da comunidade acadêmica. Em 352 páginas, retrata um pouco da história de reflexões e práticas de afirmação das diversidades. Os textos representam possibilidades de intervenção e buscam contribuir para que os leitores possam perceber tanto os avanços quanto as dificuldades na implantação das políticas de ações afirmativas do IFRS em seu cotidiano, além de inspirar para novas e futuras ações. Apresentam uma gama de experiências positivas e exitosas nos campi da instituição.

A leitura se organiza a partir de temáticas interseccionais que podem ser lidas a partir de assuntos como relações étnico-raciais; inclusão, acessibilidade e tecnologia assistiva; relações de gênero e sexualidade e reflexões acerca dos Direitos Humanos. Mas tal proposta não engessa nem direciona a ideia de interação com a obra, bem como a transversalidade entre os temas. Os organizadores adiantam que em breve o livro terá também versão impressa.

O CTA participou da escrita de dois capítulos sobre tecnologia assistiva no contexto educacional:

  • Capítulo 21: A Tecnologia Assistiva e sua Aplicação no Contexto Educacional: Proposta de Estratégias e Metodologia para Uso, Análise e Desenvolvimento de Recursos.
  • Capítulo 22: A Tecnologia Assistiva e sua Aplicação no Contexto Educacional: Exemplos.

Acesse aqui o livro virtual AFIRMAR – A inclusão e as diversidades no IFRS: ações e reflexões.

Fim do conteúdo