Equipe do CTA participa de Evento de Educação a Distância em Rio Grande

Integrantes do CTA e equipe da SETEC/MEC em estande

A convite da SETEC/MEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação os integrantes da equipe do CTA Anderson Dall Agnol e Lael Nervis estiveram  expondo o Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais no ESUD –  XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância que ocorreu de 17 a 20 de Outubro no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico – CIDEC-SUL. da FURG – Universidade Federal de Rio Grande.

A apresentação do Manual teve como objetivo despertar os participantes do evento e profissionais da EaD para a cultura da acessibilidade na produção de documentos digitais, buscando assim a eliminação de barreiras na educação a distância e a construção de instituições de ensino mais inclusivas. Foram distribuídos alguns exemplares do manual para os visitantes do estande que trabalham com EaD em diversas instituições, dentre elas o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM,  a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentre outras.

Durante a realização do evento, a equipe do CTA foi convidada pela professora Regina Barwaldt a conhecer o trabalho realizado no C3 – Centro de Ciências Computacionais da FURG, centro esse que busca atender as demandas por ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Ciência da Computação, da Automação, da Tecnologia da Informação e da Computação Científica na FURG. Recepcionados pelo Professor Ricardo Nagel e pelos bolsistas Henrique Conceição e Matheus Correa, a visita possibilitou a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de desenvolvimento de tecnologia assistiva e aplicações web acessíveis.

Após a visita ao C3, os servidores do CTA ainda foram convidados pela professora Carla Imaraya de Felippe a conhecer o NEAI – Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas da FURG, coordenado por ela. Durante a visita os bolsistas Sergio Machado Morais Júnior e Felipe Brum explicaram que o núcleo é constituído por diversos espaços, dentre eles, laboratorios, uma SRM – Sala de Recursos Multifuncional e o LAMU – Laboratório de Mobilidade Urbana, ambos tendo como objetivo realizar estudos voltados para a diversidade e inclusão social dentro e fora da FURG. Ao longo da visita ocorreram momentos de compartilhamento de conhecimentos e vivências sobre acessibilidade, educação inclusiva e desenvolvimento de materiais pedagógicos acessíveis.

O evento também serviu como um importante canal para a realização de trocas entre o CTA e os profissionais da EaD que estiveram representando o IFRS., sendo elas a professora Júlia Marques (coordenadora de EaD do IFRS) e as servidoras Elisangela Ribas (Campus Alvorada) e Patrícia Prochnow (Campus Osório).

A partir das visitas e das oportunidades propiciadas pelo evento, as equipes envolvidas demonstraram interesse em desenvolver parcerias e estabelecer uma rede para a realização de trabalhos colaborativos na área da acessibilidade e inclusão.

Fim do conteúdo