Descrevendo imagens em questões de provas

pirâmides do egito ao fundo e texto dizendo descrição de imagens em provas

Ao utilizamos questões com imagens em provas, seja no contexto escolar ou em concursos ou processos seletivos, é preciso considerar que imagens não são elementos acessíveis para pessoas cegas. Por isso, para o caso dessas pessoas, é preciso fornecer uma descrição às imagens.

Descrever uma imagem nem sempre é simples e é necessário tomar alguns cuidados. É preciso fornecer todas as informações relevantes para que o aluno/candidato consiga resolver a questão, mas ao mesmo tempo não se pode, através da descrição, induzir uma resposta ou até mesmo dar a resposta da questão. A descrição textual da imagem deve ser clara, objetiva e neutra, de modo que o aluno/candidato tenha a possibilidade de fazer sua própria interpretação e retirar da descrição as informações que ele julgar convenientes para responder a questão.

O professor ou qualquer outra pessoa responsável por descrever as imagens não deve colocar na descrição textual sua visão ou interpretação pessoal da imagem, nem deve dar mais ênfase àquilo que ele entende como importante para o aluno/candidato acertar a questão.

Pensando nisso, criamos um manual de descrição de imagens em provas, apresentando exemplos de questões com imagens retiradas das provas do ENEM e do processo seletivo do IFRS, bem como uma possibilidade de descrição textual adequada para aquela imagem.

Acesse aqui o Manual de descrição de imagens em questões de provas.

Fim do conteúdo