Desafio Criativo do IFRS: soluções em Tecnologia Assistiva criadas em 72 horas por alunos e servidores

Equipe do CTA em pé, cinco homens e uma mulher, um ao lado do outro, com a camiseta do Desafio Criativo do IFRS.

Equipe do CTA

O evento Desafio Criativo do IFRS propôs a equipes de alunos e servidores a criação de soluções de tecnologia assistiva em 72 horas. A equipe do CTA participou do evento oferecendo um momento de experimentação de recursos de Tecnologia Assistiva, além de auxiliar as equipes durante todo o processo de desenvolvimento dos recursos.

Ao final, com criatividade e inovação, as equipes criaram um dispositivo para complementar a aprendizagem em Braille de forma lúdica; um piso tátil luminoso de alto contraste para auxiliar pessoas com baixa visão a identificar quando o sinal de pedestres está aberto para atravessar a rua; um suporte de telefone celular que estabiliza o aplicativo de lupa e facilita a leitura para pessoas com baixa visão; e um mural virtual que fornece informações e recados para surdos.

Os inventos ficarão no CTA, para serem aprimorados e poderem, futuramente, auxiliar a comunidade acadêmica.

Mais sobre o Desafio Criativo 2018.