Início do conteúdo

CTA participa do 9º Fórum da Internet no Brasil


Banner de divulgação do 9º Fórum da Internet no Brasil

De 1º a 4 de outubro ocorreu em Manaus/AM a 9° edição do Fórum da Internet no Brasil, evento promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011. Consiste em uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dele, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet. O evento contou com workshops e sessões principais que trataram de temas diversos.

Na manhã do dia 04, o servidor do Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS, Lael Nervis, participou do workshop “Como a violação de direitos da pessoa com deficiência na rede afeta sua autonomia e independência”, apresentando ações de inclusão e acessibilidade realizadas no IFRS, como por exemplo editais em Libras e PDF acessíveis, formulários acessíveis, melhorias de acessibilidade no ambiente Moodle, dentre outros. O workshop reuniu um representante de cada setor, incluindo pessoas com deficiência, para discutir a violação de direitos das pessoas com deficiência no uso e consumo de produtos e serviços na rede. Também foram apresentadas iniciativas que vêm eliminando barreiras e incluindo pessoas com deficiência na rede. O objetivo era expor um panorama das barreiras de acesso e como endereçar políticas públicas para que sistemas acessíveis não sejam exceção, e sim regra.

Lael Nervis em frente ao painel decorativo do 9º Fórum da Internet no Brasil

Ainda em outubro ocorrerá a 11° Conferência Web.br, realizada anualmente pelo Centro de Estudos Sobre Tecnologias Web – Ceweb.br do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br com apoio do W3C Brasil. Neste evento, a servidora do CTA – IFRS, Bruna Poletto Salton, irá compor a mesa do workshop “O futuro da acessibilidade digital”. Em breve mais informações.

Fim do conteúdo