Início do conteúdo

CTA lança a publicação “Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais”


Integrantes do CTA no lançamento do Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais

Durante o II Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (ENEDIF), no dia 14 de julho de 2017, o CTA lançou o livro “Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais”, de autoria de Bruna Poletto Salton, Anderson Dall Agnol e Alissa Turcatti. Na ocasião, foram distribuídos exemplares aos participantes do evento.

Os conteúdos apresentados em meio digital têm o potencial de democratizar o conhecimento e facilitar o acesso a todos. Entretanto, é bastante comum a existência de barreiras de acessibilidade às pessoas coma algum tipo de limitação física, cognitiva ou sensorial, ou para aqueles que utilizam o computador de maneiras alternativas.

Nesse contexto, o Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais surge para atender a demandas crescentes, tanto daqueles que encontram barreiras de acesso e utilização no meio digital, quando dos que desejam trabalhar para a garantia de um mundo digital mais inclusivo, de modo que ele traga possibilidades e quebra de barreiras, que seja um facilitador na vida de todas as pessoas, inclusive das com alguma deficiência ou outras especificidades.

A partir do trabalho realizado pela equipe do CTA, são apresentadas nessa publicação formas de criar materiais digitais com bons níveis de acessibilidade, seja em documentos de texto, apresentações de slides, planilhas, documentos no formato PDF ou em documentos digitalizados.

A publicação impressa será distribuída para a Reitoria e campi do IFRS e para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A versão em PDF do manual está disponível gratuitamente para download em nosso site. Estamos trabalhando em uma versão em eBook acessível, que estará disponível em breve. Caso você encontre qualquer dificuldade de acessibilidade ao utilizar o manual em PDF, por favor, entre em contato com o CTA.

Fim do conteúdo