Início do conteúdo

CTA fala sobre “Acessibilidade na Produção Editorial” no II ENEDIF


Foto com os palestrantes do II ENEDIF

O CTA esteve presente no II Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (ENEDIF), que ocorreu nos dias 13  e 14 de julho, no IFRS Campus Bento Gonçalves. O evento foi realizado conjuntamente pelos três Institutos Federais sediados no Estado: do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFar) e Sul-Rio-Grandense (IFSul) e reuniu representantes de instituições de ensino federais de diversos estados brasileiros.

No dia 14 de julho, o CTA foi um dos participantes da mesa intitulada “Desafios para criação e manutenção de editoras na rede federal”. Na ocasião, os servidores Andréa Sonza, Anderson Dall Agnol e Bruna Salton falaram a respeito da acessibilidade na produção editorial, abordando as barreiras de acessibilidade existentes nas publicações e possíveis caminhos para transpor essas barreiras.

Um dos caminhos para oferecer publicações que sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas é disponibilizá-las em formato digital, permitindo que o usuário acesse e utilize o documento de acordo com suas necessidades. É possível conferir excelentes níveis de acessibilidade a publicações nos formatos PDF, ePUB e DAISY, por exemplo.

No blog das Ações Inclusivas do IFRS estão disponíveis a apresentação do CTA em PDF e links para documentos e materiais complementares a respeito da criação de livros digitais acessíveis.

Fim do conteúdo