Documentos e Ferramentas
Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG 3.1
O governo brasileiro, seguindo o exemplo de outros países, desenvolveu suas próprias diretrizes, reunidas no documento chamado de eMAG.
O eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – é um documento com recomendações a serem consideradas para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.
A atual versão, a 3.1 surgiu da parceria firmada entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Departamento de Governo Eletrônico) e o Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS, atual Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul).
A versão 3.1 do eMAG foi desenvolvida tomando como base a WCAG 2.0, outros documentos internacionais de acessibilidade, além de pesquisas realizadas no âmbito do projeto de acessibilidade virtual e com o auxílio de pessoas com deficiência.
Tal documento está estruturado nas seguintes seções:
- Parte 1 – Introdução
- Parte 2 – O processo para desenvolver um sítio acessível
- Parte 3 – Recomendações de acessibilidade (divisão por Seções)
- Marcação (9 recomendações)
- Comportamento (7 recomendações)
- Conteúdo / Informação (12 recomendações)
- Apresentação / Design (4 recomendações)
- Multimídia (5 recomendações)
- Formulários (8 recomendações)
- Parte 4 – Elementos padronizados de acessibilidade digital no Governo Federal
- padronizar elementos de acessibilidade que devem ter características em comum em todas as páginas do governo federal, como:
- atalhos,
- barra de acessibilidade,
- mapa do sítio,
- página de acessibilidade, entre outros.
- padronizar elementos de acessibilidade que devem ter características em comum em todas as páginas do governo federal, como:
- Parte 5 – Práticas desaconselhadas
- Parte 6 – Glossário
Além disso, no site do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, na página do Governo Digital, existe uma lista de materiais de apoio como complemento ao eMAG.