Trabalhos acadêmicos
MOOCs para oferecer capacitação em tecnologia assistiva no contexto educacional
publicado em 15 de março de 2023
última modificação em 15 de março de 2023
Dissertação apresentada junto ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Porto Alegre, como requisito para obtenção do título de Mestre em Informática na Educação, por Bruna Poletto Salton, com orientação da Profa. Dra. Silvia de Castro Bertagnolli e coorientação do Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt.
O objetivo da pesquisa foi verificar se um curso MOOC possibilita a aprendizagem em tecnologia assistiva no contexto educacional. Através da oferta de capacitação, livre e gratuita, o estudo buscou:
- Selecionar e testar um modelo para projetar e desenvolver o curso MOOC, utilizando os princípios do design instrucional;
- Investigar as percepções dos participantes sobre a organização do curso, os materiais pedagógicos que o compõe e o seu processo de aprendizagem;
- Identificar elementos do Desenho Universal para Aprendizagem e aplicá-los ao MOOC;
- Disponibilizar, ao término da pesquisa, um curso sobre tecnologia assistiva no contexto educacional junto ao rol de cursos MOOC do IFRS.
Arquivos
Documento | Formato | Tamanho |
---|---|---|
Dissertação – MOOCs para oferecer capacitação em tecnologia assistiva no contexto educacional | 7MB |