Início do conteúdo

3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Logo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar discussões sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades.

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil, de acordo com dados do censo do IBGE 2010, existem 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 24% da população.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como objetivo sensibilizar e fomentar uma reflexão, em nível mundial, a respeito dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.

A cada ano uma nova temática é abordada. Para 2018, o temática será o empoderamento das pessoas com deficiência, garantindo inclusão e igualdade. Na sede das Nações Unidas em Nova York, em evento no dia 3 de dezembro, haverá discussões a respeito de ambientes inclusivos e como aplicar as tecnologias da informação e comunicação para oferecer uma melhor infraestrutura e qualidade nos serviços às pessoas com deficiência em ambientes sustentáveis, seguros e acessíveis.

As necessidades e os direitos das pessoas com deficiência têm sido uma prioridade na agenda das Nações Unidas durante pelo menos três décadas. Mais recentemente, após anos de esforços, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foi adotada em 2006 e entrou em vigor em 3 de maio de 2008.

No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), de 2015, fortalece os direitos das pessoas com deficiência, garantindo uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Fim do conteúdo