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Projetos e parcerias


No decorrer dos anos, o CTA tem participado de projetos e firmado parcerias importantes que refletem parte de nossos trabalhos. A seguir, apresentamos alguns destes projetos e parcerias:

  • Projeto de Pesquisa – Avaliação Internacional de Acessibilidade na Web (2020 – 2021):
    O projeto caracteriza-se como um Acordo de Cooperação técnico-científica entre IFRS e Symplicity Corporation, para a realização de avaliação de acessibilidade na web, aprimoramento de metodologia de testes de acessibilidade e desenvolvimento de sistema para avaliação manual de acessibilidade na web.
  • Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (2017 – 2021):
    Projeto em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo principal disseminar para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA). Envolve a produção de recursos de TA para a Rede Federal de EPCT e a disseminação do conhecimento adquirido em um repositório de TA.
  • Projeto de Extensão – Confecção de recursos de tecnologia assistiva para a comunidade (2019 – 2020):
    Teve como objetivo atender às demandas por recursos de tecnologia assistiva da comunidade, através da confecção de recursos de baixo custo. Alguns dos recursos confeccionados e disponibilizados foram: acionadores diversos; mouse com adaptação para acionador; posicionador de mão; engrossadores diversos; plano inclinado; teclado com colmeia. Ainda, a partir do feedback recebido dos usuários, os recursos poderão ser aprimorados.
  • Projeto de Extensão – Acessibilidade Digital em Foco (2017):
    Teve como objetivo desenvolver e executar ações para que estudantes, servidores e comunidade externa do IFRS tivessem contato com a Acessibilidade Digital e a realidade da inclusão de pessoas com deficiência nesse meio. As ações ocorreram através da divulgação da Acessibilidade Digital por meio de folders e panfletos distribuídos à comunidade e publicações (postagens, notícias e vídeos) nos canais de comunicação do CTA. Além disso, ocorreu a oferta de um dia de visitação guiada ao CTA, aberta ao público, possibilitando aos visitantes conhecerem o CTA e questões práticas relacionadas ao trabalho com Acessibilidade e inclusão digital de pessoas com deficiência.
  • Projeto de Pesquisa – Habitats de Inovação – Oficina de Cocriação de Tecnologia Assistiva (2017):
    A oficina de cocriação ocorreu em parceria com a empresa Mercur, propiciando um espaço onde equipes interdisciplinares utilizaram a criatividade, a inteligência coletiva e prototipação para desenvolver soluções funcionais que possibilitem mais autonomia para as pessoas com deficiência. Nessa oficina, profissionais e alunos das áreas da educação, saúde e design.
  • Parceria com Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) (2013 – 2015):
    Este projeto fez parte das ações da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) e incluiu a promoção de cursos a distância oferecidos para professores das redes públicas municipal e estadual. Os cursos promovidos foram “Tecnologia e Inclusão: possibilidades e aplicações” (2013) e “O uso pedagógico dos recursos de tecnologia assistiva” (2014 e 2015).
  • Convênio com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Soluções Acessíveis (2009 a 2012):
    Dentre as ações desenvolvidas neste convênio estão a criação da terceira versão das recomendações nacionais de acessibilidade na web, presentes no documento chamado Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG 3.0) e atualização do mesmo (eMAG 3.1), atualizações no Avaliador e Simulador Automático de Acessibilidade de Sites (ASES), produção de Tecnologia Social Assistiva para os Telecentros Brasileiros e produção de cursos online sobre acessibilidade na web.
  • Projeto de acessibilidade virtual (2006 – 2012):
    Criado para garantir um bom nível de acessibilidade aos artefatos digitais gerados em um grande projeto colaborativo da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) que reuniu pesquisadores e alunos bolsistas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT).  Algumas das atividades incluíram criar e gerenciar núcleos de acessibilidade em regiões diversas do país; desenvolver e implantar artefatos digitais acessíveis; produzir material de apoio ao desenvolvimento de sistemas acessíveis; prover capacitação dos profissionais integrantes dos demais projetos parceiros.

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