Início do Conteúdo

Projetos

Três dispositivos, um smartphone, um tablet e um monitor, exibindo a tela inicial do jogo "As Aventuras de Joca Valente". O plano de fundo é semelhante a uma parede de madeira marrom, e, no centro, há um pergaminho aberto com a ilustração de um mapa. Na parte inferior da tela, encontram-se alinhadas as opções "Configurações", "Créditos" e "Sair".
  • Três dispositivos, um smartphone, um tablet e um monitor, exibindo a tela inicial do jogo "As Aventuras de Joca Valente". O plano de fundo é semelhante a uma parede de madeira marrom, e, no centro, há um pergaminho aberto com a ilustração de um mapa. Na parte inferior da tela, encontram-se alinhadas as opções "Configurações", "Créditos" e "Sair".
  • Três dispositivos, um smartphone, um tablet e um monitor, exibindo a tela do jogo Tetris. Na lateral direita, as informações "Pontos", "Linhas" e "Nível" estão sendo exibidas. Abaixo, há uma seta apontando o lado direito, indicando o nível seguinte. Na área central, o jogo está em andamento, exibindo pequenas estruturas formadas por retângulos, alinhados ou empilhados, de diferentes cores.
  • Três dispositivos, um smartphone, um tablet e um monitor, exibindo a tela do jogo pênalti; ambientado em uma vista aérea de um campo de futebol. O brasão dos times Internacional e Grêmio ocupam posições diferentes no campo: o Grêmio encontra-se próximo à goleira; enquanto o Internacional está próximo ao meio de campo.

O Projeto de Acessibilidade Virtual promove ações voltadas à inclusão, com o objetivo de permitir que as pessoas com necessidades especiais tenham acesso e possam utilizar facilmente os diferentes recursos disponibilizados no meio digital. Os jogos virtuais constituem uma importante forma de entretenimento, e, no entanto, é comum a presença de recursos visuais e sonoros como única forma de comunicação com o usuário. Assim, a maior parte dos jogos é inacessível às pessoas com necessidades específicas, como, por exemplo, a deficiência visual.

Com o objetivo de possibilitar a inserção de tais pessoas no meio virtual, desenvolvemos três jogos com a proposta de serem acessíveis: "As Aventuras de Joca Valente", "Pênalti" e "Tetris".

As Aventuras de Joca Valente

As Aventuras de Joca Valente é um simulador desenvolvido para auxiliar a reabilitação de pessoas com deficiência visual. O enredo do jogo se baseia em um ambiente externo, utilizando-se dos Ludemas de Exploração, Performance Física e Cognitivo (Puzzle), que traçam os desafios propostos.

O simulador permite que o usuário possa reconhecer os sons presentes em seu dia-a-dia, exercitando a noção espacial de distância de objetos que emitem sons, além da direção de onde os mesmos vem. Durante todo o jogo, o usuário é requisitado a executar alguma ação, e esta é narrada ao mesmo, como por exemplo quando ele tenta abrir a porta e ainda não possui as quatro chaves.

Pênalti

O pênalti é um jogo utilizado para reabilitação e treinamento com acionador, tendo apenas um comando que pode ser equivalente ao clique do mouse, ou a tecla F12 . Pode ser utilizado com diversos tipos de acionadores, como o capacitivo ou de bola. Seu objetivo é que o usuário se familiarize com o acionador. O jogo consiste em dois times, podendo ser jogado em duas pessoas.

Tetris

O Tetris é utilizado com acionadores de um único comando, desenvolvendo no usuário habilidades cognitivas e familiaridade com o acionador. O jogador é desafiado a buscar as melhores estratégias e táticas para completar seus objetivos.

Arquivos para download

Final do Conteúdo Voltar ao topo
Início do Rodapé Final do Rodapé