Início do Conteúdo

Notícias

Softwares e aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA

CTA
Pictograma referente a saudação olá. Boneco sorrindo e acenando.

Antes de falarmos sobre os softwares e aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), precisamos entender o que ela significa e quais recursos abrange.

Logo, para facilitar a compreensão, o texto dessa postagem está dividido em duas partes:

O que é Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)?

Antes de tudo, é importante perceber que o processo de comunicação ocorre de diversas maneiras, como através de gestos, textos, imagens, símbolos, expressões faciais, mas predominantemente através da fala. No entanto, existem algumas pessoas que apresentam dificuldades para desenvolver esse último processo ou, até mesmo, que não conseguem estabelecer nenhum tipo de comunicação verbal, como no caso das que possuem paralisia cerebral, TEA - Transtorno do Espectro Autista, deficiência intelectual severa, doenças neurodegenerativas ou outras limitações, as quais acabam comprometendo a articulação e emissão dos sons da fala.

Assim, para se comunicarem, essas pessoas podem fazer uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), também conhecida como Comunicação Alternativa e Facilitada, Comunicação Alternativa e Ampliada ou Comunicação Suplementar e Alternativa. A CAA se caracteriza como uma ramificação da tecnologia assistiva, a qual abrange um conjunto de recursos, ferramentas e estratégias que permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala (SARTORETTO e BERSCH, 2017). De maneira mais simples, os recursos de CAA incluem qualquer meio de comunicação que suplemente ou substitua a oralidade, podendo auxiliar também em atividades de escrita, leitura e linguagem.

Os recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa  

Os recursos e estratégias de CAA podem utilizar métodos "com ou sem ajuda". Os métodos "sem ajuda", também conhecidos como "não apoiados", compreendem apontar, fazer gestos e expressões e não necessitam de recursos específicos. Já os métodos "com ajuda", ou "apoiados", incluem recursos, ferramentas e materiais específicos, como imagens, cartões, computadores, softwares, aplicativos, dentre outros (MEC, 2004), conforme exemplificado nas imagens a seguir.

Seguindo nessa linha, os recursos de CAA podem ser bastante simples e de baixa tecnologia, como os objetos em miniatura e os cartões de comunicação que apresentam diversos símbolos gráficos, representativos de mensagens, os quais podem ser organizados em porta cartões, nas pranchas, pastas ou fichários de comunicação (SARTORETTO e BERSCH, 2017).

Figura 1 - Exemplo de cartões, pasta e prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa.</p>

Fonte: Sartoretto e Bersch (2017)

Esses recursos também incluem ferramentas mais sofisticadas, de alta tecnologia, como os vocalizadores. Estes funcionam como um recurso eletrônico de gravação/reprodução de áudio, por meio do qual o usuário pressiona uma mensagem adequada pré-gravada e as mensagens sonoras são acessadas por teclas, sobre as quais são colocadas imagens (fotos, símbolos, figuras) ou palavras do seu cotidiano, que correspondem ao conteúdo sonoro gravado. Além destes, ainda pode-se citar os softwares e aplicativos dedicados para este fim (SARTORETTO e BERSCH, 2017).

Figura 2 - Exemplo de vocalizador

Fonte: Sartoretto e Bersch (2017)

Softwares e Aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa

Embora existam inúmeros recursos de CAA, nesta postagem serão apresentados alguns softwares e aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa que possibilitam a criação de pranchas, as quais poderão ser utilizadas no formato impresso ou digital, auxiliando no processo de comunicação de seus usuários nos mais variados contextos (casa, escola, trabalho, etc).

AraBoard

Este é um software que agrega um conjunto de ferramentas projetadas para a CAA, cuja finalidade é facilitar a comunicação, por meio da utilização de imagens e pictogramas, às pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade na fala. O AraBoard possui ferramentas versáteis, podendo ser utilizado para criar pranchas com rotinas simples, de forma a auxiliar na realização de qualquer tarefa. Através dele é possível criar, editar, utilizar e imprimir pranchas de comunicação de maneira simples, uma vez que esse software está disponível para dispositivos Android (download do pacote direto do site do software) e computadores com sistema operacional Windows. O mesmo é composto por duas ferramentas complementares:

  • AraBoardConstructor: utilizado para a criação e edição de pranchas de comunicação, através da coleção (biblioteca) de pictogramas Arasaac e qualquer outra imagem ou áudio armazenados no dispositivo.
  • AraBoard Player: utilizado para executar as pranchas de comunicação criadas no AraBoardConstructor.

Além disso, o Portal ARASAAC (Portal Aragonés de Comunicação Alternativa) oferece recursos gráficos e materiais para facilitar a comunicação de pessoas com ausência ou limitação na fala.

Tela inicial do ArabordConstructor e do AraboardPlayer

Figura 3 - Tela de Abertura do Araboard Constructor e do Araboard Player

Fonte: CTA/IFRS (2018)

AraWord

Também distribuído pelo ARASAAC, o AraWord não é um programa  direcionado para construção de pranchas, mas sim um software gratuito de edição de textos, que permite a redação simultânea de textos e pictogramas, facilitando a comunicação de pessoas com dificuldades na fala. Ainda permite a elaboração de materiais educativos acessíveis de Comunicação Aumentativa e Alternativa, podendo também ser usado em atividades de leitura, escrita e linguagem. Está disponível para dispositivos móveis, com sistema Android, e para computadores com sistema operacional Windows, Linux e MacOs.

 

Figura 4 - Tela do editor AraWord.

Fonte: ARASAAC (2018)

No vídeo AraWord Instalación, disponibilizado no canal do YouTube do Portal Aragonés de Sistemas Aumentativos y Alternativos de Comunicación, é ensinado como instalar o software AraWord em computadores com sistema operacional Windows.  Além disso, nesse mesmo canal, é disponibilizado diversos outros conteúdos sobre CAA.

Prancha Fácil  

Trata-se de um software gratuito, desenvolvido para o sistema operacional Windows pelo AssistUFRJ - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ. O mesmo pode ser utilizado por qualquer pessoa e em diferentes contextos (casa, trabalho, escola, etc), permitindo a criação de pranchas de comunicação, que podem ser impressas ou acessadas dinamicamente no computador, sem a necessidade de conexão com a internet. Entre as suas funcionalidades, destaca-se: a integração com a biblioteca de símbolos do ARASAAC e a possibilidade de inclusão de outras imagens; a gravação do próprio som e inclusão de sons pré-gravados; a inclusão de vídeos em formato mp4; mudança das cores da tela e da célula do símbolo, e muitos modelos de atividades que podem ser utilizados ou modificados facilmente. O acesso ao software é bastante simples, podendo ser realizado por meio de diferentes dispositivos, como mouses, telas touchscreen, sistemas de varredura ou com o auxílio de um rastreador de olhos, permitindo, assim, que pessoas com dificuldades motoras graves possam utilizá-lo com facilidade.

Tela para criação de pranchas no pranchaFácil

Figura 5 - Tela para criação de pranchas no Prancha Fácil.

Fonte: AssistUFRJ (2018)

Exemplo de prancha de comunicação padrão no PranchaFácil

Figura 6 - Exemplo de prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa criada no Prancha Fácil.

Fonte: AssistUFRS (2018)

Plaphoons

Este é um software gratuito de comunicação alternativa, desenvolvido para o sistema operacional Windows, que pode ser utilizado por pessoas com limitações físicas, como a paralisia cerebral, para aprendizagem da leitura e escrita, auxiliando-as na comunicação. Ele permite confeccionar pranchas de comunicação em vários idiomas, inclusive em português, as quais podem ser impressas ou utilizadas no próprio computador. Além disso, possui função para gravação e inserção de áudio. O acesso ao Plaphoons pode ser feito por meio de diversos dispositivos, como mouses, telas sensíveis ao toque, joysticks, acionadores, sistemas de varredura, dentre outros. Sua interface apresenta o modo de “edição” e de “utilização” das pranchas de comunicação.

Tela inicial do Plaphons

Figura 7 - Tela de Abertura do Plaphoons.

Fonte: CTA/IFRS (2018)

Boardmaker

É um software comercializado e desenvolvido para o sistema operacional Windows, elaborado especificamente para criação de pranchas de CAA, que podem ser impressas ou utilizadas em formato digital. O Boardmaker utiliza o sistema de símbolos PCS (Picture Communication Symbols), agregando diversas ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação, além de atividades educativas acessíveis e personalizadas. Bastante completo, esse software apresenta tradução dos símbolos para 44 idiomas, uma biblioteca com mais de 11.700 símbolos PCS, permitindo também a inclusão de novas imagens. Ainda possibilita o acesso a várias grades pré-prontas para utilização em pranchas e fichários de comunicação, como também para uso com vocalizadores. No canal Tutorial BM no YouTube é possível conhecer mais sobre o Boardmaker e aprender dicas de uso desse software.

Tela do BoardMaker

Figura 8 - Tela para criação de uma prancha no BoardMaker.

Fonte: Tutorial BM (2018)

Exemplo de atividade no BoardMaker

Figura 9 - Exemplo de atividade educativa acessível criada com o Boardmaker.

Fonte: Sartoretto e Bersch (2017)

PictoVox
 
O PictVox é um aplicativo gratuito de Comunicação Aumentativa e Alternativa para dispositivos móveis, com sistema Android, desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência, dificuldades ou limitações de comunicação. Funciona como uma prancha de comunicação alternativa, trabalhando por meio de voz sintetizada e pictogramas. Por meio dele, o usuário pode formar sentenças e se comunicar com as pessoas ao seu redor, ou enviar as frases geradas através de outros aplicativos de mensagens instantâneas.  

Figura 10 - Exemplo de prancha de comunicação do aplicativo PictoVox sendo executado em um tablet.

Fonte: CTA/IFRS (2018)

Adapt

Este é um aplicativo gratuito desenvolvido para tablets e smartphones, com sistema Android, que tem por objetivo auxiliar pessoas com dificuldades de comunicação. Ele é bastante simples e possibilita a criação de pranchas personalizadas, podendo também editá-las. O Adapt permite configurar o número de figuras por tela, a forma de seleção de imagem (clique na tela ou rastreio), imprimir as pranchas, além de importar e exportar as mesmas para outros dispositivos.

Figura 11 - Prancha de comunicação pré-pronta no aplicativo Adapt.

Fonte: CTA/IFRS (2018)

Esses foram alguns softwares e aplicativos de CAA apresentados, que permitem confeccionar pranchas de comunicação, as quais podem ser utilizadas no formato digital ou impresso, facilitando a comunicação de seus usuários nos mais diversos contextos. No entanto, por fim, é muito importante esclarecer que a confecção de recursos de CAA  (cartões, pranchas, fichários, etc), seja por meio do uso de softwares ou não, envolve, na grande maioria dos casos, a família do usuário, juntamente com os profissionais da saúde e da educação, os quais o auxiliam e acompanham, identificando suas necessidades e ensinando-o a utilizar os recursos elaborados.

Abaixo você encontra material complementar sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa:

Referências:

MEC. Ministério da Educação. Recursos para Comunicação Alternativa. Portal de ajudas técnicas. Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/comunicacao.pdf>. Acesso em: 11 Jun 2018.  

SARTORETTO. Mara Lúcia; BERSCH. Rita. Comunicação Alternativa. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/ca.html>. Acesso em: 7 Jul 2018.

Final do Conteúdo Voltar ao topo
Início do Rodapé Final do Rodapé