Extensões que transformam texto em fala

Anderson Dallagnol
Logo dos navegadores Chrome e Firefox com o dizer Texto para Fala

Como já visto em outras postagens, as extensões são complementos que podem ser instalados para adicionar ou aumentar as funcionalidades já existentes nos navegadores, permitindo aos usuários personalizar seu navegador de acordo com suas necessidades e preferências. Já mencionamos também, que algumas dessas ferramentas são desenvolvidas com o propósito de promover maior acessibilidade, facilitando o uso do navegador e melhorando a interação dos usuários com os conteúdos.

Dando continuidade às extensões que promovem acessibilidade, nesse texto iremos apresentar algumas extensões para Chrome e Firefox conhecidas como Text-to-Speech, ou seja, ferramentas que através da sintetização da fala humana transformam texto em fala, realizando a leitura de conteúdos para os usuários. Extensões desse tipo podem ser úteis para quem apresenta alguma dificuldade de visão ou dificuldade na leitura e/ou compreensão de textos escritos, como por exemplo, usuários com baixa visão e pessoas com dislexia, dentre outros.

SpeakIt (Chrome)

Com suporte a mais de 50 línguas e detecção automática do idioma, essa extensão faz a leitura do texto que foi selecionado. Para utilizá-la basta selecionar o texto que deve ser lido e, em seguida, pressionar o botão direito e escolher a opção “Speak it”. Pronto, o texto será transmitido através de voz para o usuário.

Texto selecionado,  botão direito pressionado e foco sobre a opção "Speak It"

Clicando com o botão direito no ícone da extensão (ao lado da barra de endereços) e escolhendo “Opções”, é possível ter acesso às configurações da extensão, como por exemplo, o sintetizador de voz, volume da leitura, a entonação, a voz que será utilizada, dentre várias outras preferências.

Ícone do SpeakIt com a opção "Opções" selecionada. Ao lado janela de preferências da extensão.

Native text to speech (Firefox)

Essa extensão utiliza as vozes instaladas no computador para transformar o texto selecionado em conteúdo falado para o usuário. Após instalar a ferramenta, é recomendado que seja verificado se a voz correspondente ao seu idioma está habilitada.

Para isso, clique no ícone da extensão na barra de ferramentas do Firefox (ao lado do campo de pesquisa). Na interface de configurações exibida, é possível habilitar/desabilitar as vozes instaladas, como também, configurar volume, tom e ritmo da leitura.

Ícone do Native text to speech na barra de ferramentas do firefox e interface  de configurações.

Para realizar a leitura de um texto, basta selecioná-lo, clicar com o botão direito e escolher a opção “Read Text nome da voz que foi habilitada nas configurações”, como por exemplo, “Read Text Microsoft Maria Desktop – Portuguese (Brazil)”.

Texto selecionado com botão direito pressionado e foco  sobre a opção  Read Text Microsoft Maria Desktop -Portuguese (Brazil)

Enquanto a leitura ocorre são apresentados controles rápidos de “Pause/Play” (pausar e continuar a leitura) e “Stop” para finalizar a leitura imediatamente.

Botões" Pause/Play" e "Stop" que aparecem durante a leitura realizada pelo Multi Language text

Voice Instead (Chrome)

Essa é outra extensão de texto para fala desenvolvida para o Chrome. Porém, diferente do SpeakIt, essa extensão não faz a identificação automática de idioma utilizado, vindo por padrão com a configuração de voz americana. Portanto, antes de utilizar essa ferramenta, é recomendada a escolha de uma voz em português. Para isso, clique no ícone da extensão na barra de extensões do Chrome. Após, será exibida a interface de configurações do Voice Instead.  Marque a primeira opção “IBM Watson (natural voice but no speed option)” e na caixa de seleção “Voice” escolha a opção “pt-BR_IsabelaVoice”.

Ícone do Voice Instead na barra de extensões do Chrome e interface de preferências da extensão. Na caixa" Voice a opção "pt-BR_IsabelaVoice" está selecionada.

Nessa mesma interface de configuração, ainda é possível definir a velocidade, o volume, a voz e o espaçamento de pausas para a leitura. No entanto, essas opções adicionais somente são aplicadas à síntese de voz americana.

Interface do Voice instead onde pode-se configurar a velocidade, volume, voz e espaçamento de pausas para leitura.

Para utilizar a ferramenta, basta selecionar o texto que será lido, pressionar o botão direito e escolher a opção “Voice Instead”. Pronto, o texto será lido para o usuário.

Texto selecionado com o botão direito pressionado e foco sobre a opção "Voice Instead".

Text-to-Speech Google™ & HTML5 (Firefox)

Essa é uma extensão para o Firefox que detecta automaticamente o idioma das páginas, utilizando síntese de voz para transformar texto em fala com suporte do Google e HTML5. O uso da extensão é bastante simples e intuitivo.

Para fazer uso, basta selecionar o texto e clicar no ícone do alto-falante para que o conteúdo comece a ser lido para o usuário.

Texto selecionado com ícone de um alto-falante próximo.

Enquanto o texto é falado, o conteúdo fica marcado visualmente com uma cor diferente, de modo que o usuário possa acompanhar o progresso da leitura. Para interromper a fala, basta clicar no ícone com o botão de pausa.

Texto marcado visualmente com cinza demonstrando o progresso da leitura e icone de pausa próximo.

Existem inúmeras extensões de texto para fala (text-to-speech) disponíveis para navegadores.  No entanto, buscamos apresentar aqui algumas delas que são bastante simples, intuitivas e úteis para os usuários.

Conheça também “Extensões que facilitam a leitura na web” e “Extensões que ajudam usuários com baixa visão na web”.